Últimas Notícias

Ministério Público Federal notifica prefeito de Alhandra por vacinação de pessoas fora dos grupos prioritários


 O Ministério Público Federal (MPF) determinou nesta terça-feira (09) a notificação do prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, após descumprimento do plano de vacinação contra covid-19.

Mesmo com vacinas insuficientes para atender os grupos prioritários nesta primeira fase que são: profissionais da área de Saúde, idosos e indígenas, a secretaria de Saúde local decidiu vacinar guardas municipais, alegando que eles atuam na área de saúde.

O município de Alhandra também aparece como um dos que menos vacinaram na Paraíba, de acordo com relatório divulgado no dia 02 de fevereiro pela Secretaria Estadual de Saúde.

Para o MPF, a alegação que os guardas atuam no suporte a saúde, não é plausível e indica o descumprimento injustificado da ordem de prioridades na vacinação, cuja premência inicial são os profissionais de saúde que atuam na linha de frente, contida no Plano Nacional de Imunização e na Nota Informativa n.o 1, do dia 1.o de fevereiro de 2021, da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, o ato pode configurar ilícitos de diversas ordens, desde improbidade administrativa até crimes, o que precisa ser apurado.

O Ministério Público Federal oficiou a prefeitura de ALHANDRA, na pessoa do prefeito, para que se reporte sobre os fatos; informe os nomes dos guardas municipais que tenham furado a fila, conforme o caso; informe que providências foram adotadas para a correção do problema, indique a pessoa responsável pela elaboração das listas de prioridades no município, bem como quem autorizou a vacinação dos guardas municipais, solicitou ainda o  encaminhamento da lista de prioridades atualizada do município.

A Prefeitura de Alhandra informou que foi realmente notificada e encaminhou todos os documentos solicitados.

Após a analisar, o MPF decidirá se acionará judicialmente a gestão municipal.

 Da Redação

Com Portal do Litoral

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.