Últimas Notícias

EXCLUSIVO: Vereadores eleitos em Lagoa de Dentro poderão perder os mandatos por fraude eleitoral

 


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) está apurando duas ações de investigação judicial eleitoral (AIJE) ajuizadas contra os três vereadores eleitos pelo Partido Liberal (PL – 22), bem como seus suplentes e não eleitos, em Lagoa de Dentro, no agreste paraibano.

As ações foram ajuizadas pela Coligação “Compromisso com o Trabalho” e pelo Ministério Público Eleitoral da Comarca de Jacaraú.

Segundo as ações, o Partido Liberal (PL – 22) teria cometido fraude à cota de gênero, uma vez que utilizou-se de “candidatura laranja” para preencher o número de vagas reservados às mulheres (30%).

Isto porque, uma das candidatas a vereadora pelo PL não disputou ao pleito, não efetuou despesas de campanha e obteve votação igual a zero votos.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possui forte entendimento firmado desde 2018 no caso “VALENÇA DO PIAUÍ (PI),”no sentido de que quando há fraude a cota de gênero, deverão ser anulados todos os votos obtidos pelo partido e consequentemente os vereadores eleitos por terem se beneficiado da fraude.

Esse entendimento já foi utilizado pelo TRE de Pernambuco, para cassar o mandato de 1 (um) vereador do PSD, na cidade de Goiana. O TRE de São Paulo aplicou a cassação de 20 (vinte) vereadores diplomados (eleitos e suplentes) – RE 40.989.

O TRE-PB já está aplicando o entendimento. Em decisão dada no último dia 23/04/2021, o Juiz Eleitoral de Itaporanga, onde cassou os mandatos de 3 (três) vereadores eleitos pelo REPUBLICANOS da cidade de Diamante.

Em relação as ações ajuizadas contra o PL de Lagoa de Dentro, o Partido investigado apresentou defesa e o processo está concluso para o Juiz Eleitoral para análise.
Acaso seguido o entendimento em vigor, os 3 (três) vereadores eleitos pelo PL, bem como seus suplentes perderão o diploma e será feita uma nova distribuição dos votos entre os demais candidatos.

 

Da Redação

Com Nordeste 1

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.