Últimas Notícias

Secretário diz que novo decreto aposta em fiscalização mais intensa para cumprimento das medidas contra a covid-19 na Paraíba

 


Daniel Beltrammi afirmou que o novo decreto ainda tem medidas de restrição importantes, que serão fiscalizadas por meio da Operação Previna-se.

''Março foi o pior mês da pandemia'', afirmou o secretário executivo de Gestão de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, em entrevista ao ClickPB. Ele destacou que 66.868 brasileiros perderam a vida por causa da covid-19 neste mês que passou. A situação levou o governo do Estado a adotar medidas restritivas rígidas para tentar impedir a disseminação da doença, fechando atividades não essenciais durante nove dias. Embora a partir de hoje, o comércio, bares e restaurantes possam reabrir, Beltrammi destacou que ainda há medidas importantes a serem cumpridas e haverá fiscalização intensa.

''O decreto não flexibiliza muito, ele é na verdade bastante restritivo. Os bares e restaurantes, por exemplo, só podem funcionar com 30% da capacidade em áreas fechadas. em áreas abertas, 50%. E nós vamos fiscalizar isso com a Operação Previna-se'', comentou.

De acordo com o secretário, no período em que as atividades estavam mais restritas, mais especificamente durante os feriados antecipados, ocorridos na semana passada, houve uma nítida redução na circulação de pessoas. ''A ocupação de leitos ainda está alta, mas pelo menos parou de piorar'', disse o secretário.

Nesse domingo (4), a ocupação de leitos covid-19 na Paraíba era de 78%, conforme boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Foi o menor índice registrado desde o dia 1 de março, quando a ocupação estava em 77%. 

O secretário ressaltou que os números referentes à ocupação de leitos continuarão sendo acompanhados, assim como os índices de isolamento social, e os números relativos ao contágio pela doença, de forma que novas medidas podem ser tomadas a partir da próxima avaliação.
Daniel Beltrammi destacou que a colaboração da população é fundamental para que o planejamento feito pelas autoridades sanitárias funcione. Por isso, é essencial que se continue usando máscaras e evitando aglomerações.

O secretário também lembrou da importância de quem já teve acesso à primeira dose da vacina, conferir a data prevista para a segunda dose e procurar um posto de vacinação, visto que cerca de 70 mil pessoas ainda não se apresentaram para tomar a segunda dose na Paraíba, embora já tenha passado da data para isso. Apenas a primeira dose não garante proteção completa contra a covid-19.

Operação Previna-se - A Operação Previna-se envolve a Polícia Militar, Guarda Municipal, e diversas secretarias municipais para a fiscalização do cumprimento de medidas sanitárias pela população e por estabelecimentos comerciais. Só na Grande João Pessoa, entre 500 e 800 policiais militares trabalham na operação diariamente, além do policiamento dos bairros.

Da Redação

Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.