Últimas Notícias

DEPOIMENTO: Teich diz que deixou ministério da Saúde por pressão do governo federal para uso de cloroquina no tratamento contra a Covid

 


Durante depoimento na CPI da Pandemia nesta quarta-feira (5), o ex-ministro da saúde, Nelson Teich, disse que deixou a pasta diante da pressão do governo federal para ampliar o uso da cloroquina para tratamento de pacientes com a Covid-19 no País. Ele disse que também tinha percebido que não tinha autonomia para atuar à frente do ministério.

“O pedido específico [de demissão] foi pelo desejo de ampliação do uso de cloroquina. Esse era o problema pontual. Mas isso refletia uma falta de autonomia e uma falta de liderança”, disse o ex-ministro.

Teich, que passou menos de um mês à frente da pasta (28 dias), disse que tinha uma convicção pessoal, baseada em estudos científicos, de que não existia evidência da eficácia da cloroquina.

Questionado sobre a desmontagem de hospitais de campanha antes da segunda onda da pandemia estourar, Teich disse que “faltou algum planejamento nessa saída” e que o correto seria que os hospitais pudessem ser reativados em caso de necessidade.

Teich também disse que falta uma maior estratégia e planejamento na condução da pandemia, e afirmou que essa postura de liderança deve partir do Ministério da Saúde.

Durante seu depoimento, nessa terça-feira (4), o ex-ministro Mandetta, antecessor de Teich, disse que “havia sobre a mesa um papel não timbrado de um decreto presidencial para que fosse sugerido naquela reunião mudar a bula da cloroquina na Anvisa para que na bula tivesse a indicação do medicamento para o coronavírus”.

Da Redação

Com Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.