Últimas Notícias

Unidade II da Maternidade Frei Damião realiza mais de 2,4 mil atendimentos em seu primeiro ano de funcionamento

 


A unidade II da maternidade Frei Damião, que integra a rede hospitalar do Estado, completou neste domingo (4) um ano de serviços prestados à população paraibana no atendimento à Covid-19.  Durante esse período, foram realizados 218 partos normais e 236 cesários, totalizando, 454 procedimentos, o que representa uma média 38 partos por mês. Foram realizados 2.467 atendimentos, 1.928 internações e 1528 pacientes receberam alta médica.

O serviço dispõe de 118 leitos, sendo 20 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), que estão disponíveis à população de 64 municípios paraibanos, que integram a 1ª macrorregião de Saúde do Estado e possui três pavimentos com posto de Enfermagem e Farmácia; quatro salas de repouso para médicos; oito salas de repouso multiprofissional; duas recepções; sala de espera; refeitório; cozinha; despensa; e banheiros.

“Foram momentos difíceis devido a pandemia da Covid-19 com a morte de nossos pacientes, mas também tivemos momentos de alegria com a alta de outros. Mas mesmo assim, nunca desanimamos e sempre seguimos em frente, de cabeça erguida e sempre prontos para enfrentar os desafios e superar as barreiras. Queremos agradecer a toda equipe pelo empenho, determinação e profissionalismo que vocês sempre tiveram no cuidar dos nossos pacientes. Não vamos, jamais, perder a esperança de dias melhores e, enquanto esses dias não chegam, vamos continuar aqui com a nossa missão árdua de fazer saúde pública, principalmente agora nesse momento de Covid-19”, comentou a diretora geral Selda Gomes.

“Um ano de funcionamento da nossa Unidade II, nos traz um sentimento de contribuição com a saúde pública do nosso Estado, levando esperança à comunidade, mesmo em meio a tanto sofrimento e tantas perdas, a Frei Damião vem prestando um atendimento de excelência e humanizado aos pacientes acometidos pela Covid-19, bem como o acolhimento aos familiares desses pacientes. Nesse momento queremos também agradecer a toda Equipe de Servidores, que partilham dessa luta diária conosco, destemidos e com muita dedicação”, comentou a diretora administrativa, Rosângela Guimarães.

Andréa Correia diretora técnica da maternidade destacou que  “é motivo de muita alegria podermos comemorar um ano das novas instalações da maternidade Frei Damião. Sabemos que a estrutura Hospitalar é parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médica integral, curativa e preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive o domiciliar. Constitui-se também em centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisas em saúde.

Para ela, se tornar um Centro de Referência no Atendimento aos usuários com Covid 19 foi desafiador, “mas, nos trouxe muito aprendizado. Temos tido a oportunidade de nos reinventar a cada dia e de ampliar os nossos horizontes. Reconhecer a importância e atuar numa perspectiva de assistência transdisciplinar é uma de nossas metas prioritárias. E fazer parte de uma equipe gestora capacitada e com perfil de ensino e pesquisa é realmente um privilégio. E é por isso que aproveito a oportunidade para agradecer toda dedicação e esforço dos profissionais e trabalhadores da saúde que compõem a equipe da maternidade Frei Damião que vem doando literalmente de si, para oferecer uma assistência digna e respeitosa aos nossos usuários., finalizou.

Momentos marcantes durante o ano

Esse período foi marcado por tristezas pela morte de pacientes, mas também de alegrias pela recuperação de muitos como foi o caso de uma idosa de 114 anos que recebeu alta no dia 8 de setembro do depois de permanecer oito dias internada com a Covid-19. Ao deixar a unidade de saúde, dona Olindina foi saudada por funcionários da unidade da saúde e pela equipe que esteve cuidando dela durante o período de internação.

Outro caso emocionante foi do bebê Maria Vitória, de quase dois meses. A Criança, que nasceu no dia 2 de abril do ano passado na Maternidade Cândida Vargas, em João Pessoa, apresentou sintomas da Covid-19 com 14 dias de nascida, e foi transferida para Maternidade Frei Damião, também em João Pessoa. Após período de recuperação, Maria Vitória recebeu alta da maternidade no dia  28 de maio.

Outro fato marcante na maternidade Frei Damião foi o caso de jovem Lorhana Lisboa Ribeiro que passou vinte dias intubada e acordou um dia antes do seu aniversário comemorado  no dia 18 de junho deste ano quando completou 26 anos. A data foi comemorada com música e muita emoção e a jovem já teve alta e já se encontra no aconchego do seu lar.

Da Redação

Com Portal do Litoral

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.