Últimas Notícias

De olho na reeleição: Bolsonaro mais que triplica visitas ao Nordeste

 


Apesar de as agendas presidenciais terem diminuído 37% desde o início do mandato, como o Metrópoles mostrou na semana passada, as viagens nacionais do titular do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (PL), foram no sentido contrário durante a pandemia de coronavírus. Enquanto que em 2019 o chefe do Executivo teve 58 viagens pelo Brasil, em 2020 e 2021 foram registradas 62 e 79 agendas pelo país, respectivamente.

Além disso, segundo levantamento realizado com base na agenda presidencial, Bolsonaro mais que triplicou viagens aos estados do Nordeste. O movimento é visto como uma tentativa do mandatário de melhorar sua imagem na região que mais o rejeita, de acordo com as pesquisas.

O Nordeste é a única região em que Bolsonaro foi derrotado por Fernando Haddad (PT) no segundo turno das eleições de 2018. Na ocasião, o ex-capitão conquistou 30% dos votos, enquanto o petista teve 69%.

Com estratégias definidas, Bolsonaro busca conseguir mais apoio na região, reduto eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O titular do Planalto criou extraoficialmente um comitê de campanha mais centralizado para discutir as estratégias da corrida pela reeleição no pleito deste ano (leia sobre o grupo mais abaixo).

Recentemente, o presidente anunciou que fará, no início de fevereiro, uma viagem de dois dias pelo Nordeste. O giro será feito em três estados. Um deles será o Rio Grande do Norte. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, deve acompanhar o mandatário do país. O roteiro ainda não foi divulgado pela Presidência.

No ano de estreia no comando do Palácio do Planalto, Bolsonaro visitou o Nordeste em apenas cinco oportunidades. Em 2020, mesmo durante a pandemia, ele mais que dobrou as viagens para a região e acumulou 12 visitas em estados nordestinos. Já no ano passado, o presidente esteve 19 vezes na localidade, segundo registros oficiais.

Apesar do aumento das agendas no Nordeste, a região do Brasil mais visitada por Bolsonaro desde o início do governo é a Sudeste, que concentra o núcleo empresarial do país.

Visitas por estado
O destino favorito de Bolsonaro em viagens nacionais é São Paulo, que acumula 45 visitas em três anos de mandato. Na sequência, aparecem outros dois estados também da Região Sudeste: Rio de Janeiro (33) e Minas Gerais (17).

O Nordeste só aparece na quinta posição, com 11 viagens à Bahia, em três anos de governo. Apesar disso, o presidente não abandonou as férias no litoral catarinense, em dezembro do ano passado, e preferiu não visitar o estado nos dias em que a região mais sofreu com fortes chuvas.

Da Redação

Com Polêmica Paraíba

Créditos: Metrópoles

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.