Últimas Notícias

Secretários de Agricultura da Zona da Mata devem criar Consórcio para gerenciar o SIM Regional


 Os Secretários Municipais de Agricultura da região da Zona da Mata devem criar Consórcio destinado a criar e gerenciar o Selo de Inspeção Municipal – SIM Regional. A reunião para dar início a essa articulação ocorreu no dia 12 de janeiro na Câmara Municipal de Mari.

Os secretários de agricultura discutiram a importância e a necessidade de criação de um Consórcio em caráter de urgência devido a demanda que os municípios apresentam visando o desenvolvimento econômico destes, seja na área urbana ou na área rural.

O evento contou com a assessoria do Sr. Erasmo Araújo de Lucena, da SEAFDS. Segundo o Sr. Erasmo Araújo, os municípios só tem a ganhar com o funcionamento do SIM, de modo especial se for feita via consórcio, pois, além de reduzir enormemente os custos financeiro para cada município, também abre um espaço muito maior para os produtos oriundo das agroindústrias que estiverem no consórcio. Ainda Segundo o Sr. Erasmo Lucena, com a implantação do consórcio SIM abre-se a possibilidade de adesão ao SISBI – Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, abrindo espaço para a comercialização dos produtos em todo o território nacional.

O técnico explicou que com o Serviço de Inspeção funcionando, o município tem muito a ganhar: aumento na arrecadação de impostos, geração de trabalho e renda e valorização dos seus produtos, visto que mesmo poderão ser comercializados em todos os estabelecimentos comerciais do próprio município, se for consorciado nos municípios membros do consórcio e com a adesão ao SISBI, em todo o território nacional.

A ideia é que o SIM também contemple os produtos de origem vegetal, conforme o próprio Erasmo informou que A SEAFDS irá criar um grupo de trabalho especifico e exclusivo para apoiar o processo de articulação, criação, implantação e funcionamento do CONSÓRCIO SIM – compreendendo os aspectos legais, burocrático, gerencial e administrativo.

Como dever de casa, os secretários irão realizar um levantamento das unidades produtivas existentes em cada município, como forma de se ter um diagnóstico da real situação produtiva dos municípios membros do futuro consórcio; com isso é possível, em um novo evento, se dimensionar a estrutura necessária do Consórcio SIM da nossa região.

Por último ficou combinado que será enviada um documento ao Secretário Estadual da Agricultura e Desenvolvimento do Semiárido requerendo agilidade na formação do grupo de trabalho que irá prestar assessoria na formação do consórcio.

O evento contou a participação dos Secretário de Agricultura dos municípios de Sapé, Itapororoca, Araçagi, Mulungu, Caldas Brandão e do município anfitrião, Mari. Além dos secretários municipais, participaram a vice-prefeita do município de Sape, a Sr.ª Lenilda Leôncio, a representante da EMPAER de Itapororoca, o empresário do ramo de produtos cárneos e laticínios, município de Mari, o vereador do município de Araçagi, Assis Firmino, representando o CMDRS de Mari e a vereadora Dja Moura, representando a Câmara Municipal do município anfitrião.

Da Redação 
Do ExpressoPB/Com Assessoria 

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.