Últimas Notícias

Há risco de radiação após corte de energia em Chernobyl, diz empresa da Ucrânia

 


Empresa estatal e Ministério de Relações Exteriores da Ucrânia pedem cessar-fogo para poder reconectar usina de Chernobyl à rede elétrica para poder resfriar elementos radiativos no complexo.


Forças Armadas da Ucrânia durante exercício em cidade abandonada de Prupyat, perto da antiga usina nuclear de Chernobyl. (Foto: REUTERS/Gleb Garanich).

Substâncias radioativas podem ser liberadas da extinta usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, porque houve uma interrupção da conexão com a rede de energia após a invasão do país por tropas russas.

Apesar dos reatores não estarem mais em operação há décadas, é preciso resfriar o combustível nuclear que ainda está armazenado no complexo e, para isso, é preciso ter acesso a energia.

O trabalho para reparar a conexão e restaurar a energia da usina não foi possível porque os combates estão em andamento, disse nesta quarta-feira (9) a Energoatom, a empresa nuclear estatal da Ucrânia.

Dmytro Kuleba, o ministro de Relações Exteriores da Ucrânia, disse que a Rússia precisa respeitar um cessar-fogo para que reparos possam ser feitos.

Agência de energia nuclear diz que não há um grande impacto

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea, na sigla em inglês) foi informada. Segundo a agência, a usina de Chernobyl não sofreu nenhum impacto crítico em sua segurança.

De acordo com a temperatura da piscina onde está o material radioativo e com o volume de água para resfriamento na Planta Nuclear de Chernobyl é possível controlar o calor sem necessidade de energia elétrica, disse a Aiea.

Levando-se em conta o tempo transcorrido desde esse acidente, "a carga térmica da piscina do depósito de combustível usado e o volume de água de resfriamento são suficientes para garantir uma retirada eficaz do calor sem eletricidade", disse a Aiea, no Twitter.

Da Redação
Com Click PB


O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.