Últimas Notícias

Em Mari, formação dos professores do JEPP consolida primeiro passo da Educação Empreendedora a ser implantada nas escolas

 


A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.

Professores e gestores escolares que participaram da formação ocorrida na Escola Edmilson Baltazar de Mendonça, durante uma semana, de 18 até 22 de julho avaliam como extremamente importante e transformadora a metodologia aplicada pela consultora do Sebrae Iara Trajano.

A professora Diana Soares não escondia a satisfação em ter podido participar desse momento importante para a educação do município de Mari.

No encerramento da formação, o Gerente do Empreender Mari e Coordenador da Casa do Empreendedor, Marcos Sales, se fez presente representando o Secretário do Desenvolvimento Econômico do município, Severino Ramo, oportunidade em que expressou sua satisfação em poder contribuir com esse importante passo para a formação de professores e alunos, nesse segmento do empreendedorismo. O Sebrae se fez representar pelo consultor João de Deus e o prefeito estava representado pelo ex-vereador Marcondes Baltazar

Segundo o Sebrae a ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora do sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

Sobre o curso

O curso para esta etapa da Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Apoio da Gestão Local 

A prefeitura de Mari, através da Secretaria de Educação, está fazendo um investimento no referido projeto, com a contratação do Sebrae para acompanhar e fornecer toda a assistência técnica necessária para o bom desenvolvimento das atividades.

Escolas que integram o projeto 

Duas Escolas da zona rural estão integrando o projeto: a Escola Edmilson Baltazar de Mendonça em Taumatá e a Escola do Assentamento Tiradentes

Alunos atendidos 

O público alvo nesse primeiro momento são alunos do ensino fundamental, cerca de 350 nas duas unidades educacionais

Parcerias 

O projeto teve início a partir de uma proposta da Casa do Empreendedor e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico ao Sebrae para implantação do mesmo no município de Mari.

Uma articulação desses setores da gestão via prefeito foi possível consolidar a realização do mesmo por meio da Secretaria de Educação do município.

Da Redação 

Com Expresso PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.