Últimas Notícias

TREs iniciam marcação das seções eleitorais para voto em trânsito

 


Os Tribunais Regionais Eleitorais iniciam nesta sexta-feira (8) a marcação da distribuição das seções eleitorais para voto em trânsito nas eleições deste ano. O prazo para a definição dos locais de votação termina na próxima sexta (15), conforme o calendário estipulado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O TSE se refere ao voto em trânsito como TTE (Transferência Temporária de Eleitoras e Eleitores), prática que permite a votação em uma seção eleitoral diferente daquela que consta no título de eleitor.

“As pessoas que se encontrarem em trânsito dentro da unidade da Federação de seu domicílio eleitoral poderão votar nas eleições para presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual”, informa a Corte eleitoral.

Podem solicitar a TTE para votar neste ano os eleitores que se enquadram nos seguintes perfis:
• presos provisórios e adolescentes em unidades de internação;
• integrantes das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal Federal, Estadual e Distrital, dos Corpos de Bombeiros Militares e das Guardas Municipais que estiverem em serviço por ocasião das eleições;
• pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida;
• pessoas pertencentes às populações indígenas, quilombolas e comunidades remanescentes;
• mesários e pessoas convocadas para apoio logístico;
• juízes eleitorais, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral e promotoras e promotores eleitorais;
• agentes penitenciários, policiais penais e demais servidores de estabelecimentos penais e de unidades de internação de adolescentes custodiados, desde que sejam instaladas seções eleitorais nesses espaços.
Solicitação do voto em trânsito

De acordo com o TSE, para conseguir o voto em trânsito, “o eleitor deve estar com o título eleitoral em situação regular”. Para isso, é preciso verificar a situação eleitoral e o atual local de votação.

Da Redação

Com Agência Brasil

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.