Últimas Notícias

EXAME/IDEIA: Distância entre Lula e Bolsonaro no primeiro turno diminui; petista tem 44% e presidente 36% – VEJA NA ÍNTEGRA

 


Em um novo levantamento realizado pelo instituto Ideia em parceria com a revista Exame, divulgado nessa quinta-feira (25), a distância do ex-presidente Lula (PT) com o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno diminuiu para oito pontos percentuais, se comparado o último levantamento realizado pelo instituto. O cenário desta quinta-feira mostra Lula com 44% das intenções de votos contra 36% de Bolsonaro. Os números são referentes à pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos ao entrevistado.

Se comparado ao último levantamento Exame/Ideia, do dia 21 de julho, Lula manteve os 44%, mas Bolsonaro cresceu de 33% para 36%. Uma diminuição de 11 para oito pontos percentuais. Essa é a primeira pesquisa Exame/Ideia realizada após o registro oficial de candidatura dos presidenciáveis.

Ainda para o levantamento estimulado, aparecem Ciro Gomes (PDT) com 9% e Simone Tebet (MDB) com 4%. Pablo Marçal (Pros), Luiz Felipe D’Avila (Novo) e Vera Lúcia (PSTU) somaram 1% cada. Já Leonardo Péricles (UP) somou 0,2%; e Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronick (União), Roberto Jefferson (PTB) e Eymael (DC) somaram 0,1% cada.

Por último, 2% disseram que votarão ‘Branco/Nulo/Ninguém’ e 3% estão indecisos.

Espontânea

Para a pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados. O petista soma 33% das intenções de votos contra 30% de Bolsonaro.

Na sequência aparecem Ciro Gomes com 3%; Simone Tebet com 2%; Pablo Marçal com 0,4%; Vera Lucia, Sofia Manzano, Luiz Felipe D’Avila e Soraya Thronicke com 0,1% cada. Outros nomes somaram 0,2% das intenções de voto, ‘Branco/Nulo/Ninguém’ 7% e 24% disseram que não sabem em quem vão votar.

Segundo turno

O instituto também simulou cinco cenários de segundo turno. O ex-presidente Lula seria vencedor em todos os embates frente a frente que disputaria. Confira os cenários:

Cenário 1

Lula: 49%

Jair Bolsonaro: 40%

Branco/Nulo/Ninguém: 7%

Indecisos: 4%

 

Cenário 2

Lula: 46%

Simone Tebet: 26%

Branco/Nulo/Ninguém: 24%

Indecisos: 4%

 

Cenário 3

Jair Bolsonaro: 40%

Ciro Gomes: 34%

Branco/Nulo/Ninguém: 18%

Indecisos: 10%

 

Cenário 4

Lula: 43%

Ciro Gomes: 31%

Branco/Nulo/Ninguém: 22%

Indecisos: 4%

 

Cenário 5

Jair Bolsonaro: 40%

Simone Tebet: 25%

Branco/Nulo/Ninguém: 27%

Indecisos: 8%

 

O levantamento ouviu 1.500 entrevistados por telefone, entre os dias 19 e 24 de agosto. O índice de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02405/2022.

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.