Últimas Notícias

Flamengo vence o Athletico-PR e é tricampeão da Copa Libertadores da América


 O Flamengo é tricampeão da Copa Libertadores da América. Na tarde deste sábado, o time carioca derrotou o Athletico Paranaense por 1 x 0 no Estádio Momumental de Guyaquil, no Equador, e uniu-se a Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Santos na lista dos clubes brasileiros com três conquistas continentais. A série começou em 1981, na Era Zico, e ganha mais duas conquistas na Era Gabigol.

O herói do título é o mesmo protagonista do bi. Gabriel Barbosa voltou a ser decisivo. Em 2019, o camisa 9 marcou dois gols no fim do segundo tempo e virou a a decisão contra o River Plate em outro estádio Monumental, o de Lima, no Peru. Neste sábado, aproveitou cruzamento da direita do meia Éverton Ribeiro e surgiu sozinho na entrada da pequena área para desviar a bola rumo ao fundo da rede.

Gabigou fez a torcida relaxar depois de um primeiro tempo difícil. Luiz Felipe Scolari iniciou a partida sem centroavante, ou seja, um homem de referência na área. A movimentação pressionou o Flamengo. A trupe de Dorival Júnior tnha a posse de bola, mas o Furacão levava mais perigo ao ataque. Santos foi obrigado a intervir uma vez desviando finalização de Vitinho para escanteio. O zagueiro David Luiz vacilou na marcação e assustou a torcida.

Eficiente na marcação homem a homem, principalmente no arco Arrascaeta e na flecha Pedro, o Athletico-PR viu Filipe Luís deixar o campo lesionado. Ayrton Lucas o substituiu. Mais ofensivo, o lateral passou a agredir mais e a criar problemas para o lado direito da defesa adversária. O zagueiro Pedro Henrique teve de sair à caça do lateral-esquerdo, recebeu o segundo cartão amarelo e deu espaço para que o Flamengo crescesse na partida e abrisse o placar com Gabigol.

A inferioridade numérica do Athletico-PR virou uma tortura no segundo tempo. O Flamengo passou a tocar a bola e abusou de perder gols para matar a decisão. Bento, por exemplo, cresceu em cima de Gabigol quando o atacante surgiu sozinho na cara do gol do Furacão.

Valente, o Athletico-PR tentava pressionar sem se expor aos contra-ataques. Equanto isso, o calor de Guayaquil começava a maltratar as principais figuras do Flamengo. Assim como na final da Copa do Brasil, Thiago Maia e Arrascaeta deixaram o time exaustos. Gabigol também pediu substituição.

Como o Flamengo não definia o jogo, o Athletico insistia na tentativa do empate e quase igualou o placar em uma cobrança de falta venenosa do meia-atacante uruguaio Terans. Ex-jogador do time paranaense, o goleiro Santos saltou bonito no canto esquerdo para tranquilizar a inquieta nação rubro-negra. O árbitro ainda deu cinco minutos de acréscimos, mas era tarde. Com assinatura do artilheiro das decisões Gabigol, o Flamengo é tricampeão da América.

Aguardada decisão

O confronto de rubro-negros começou às 17h, no Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador. Esta foi a terceira decisão do Flamengo na Libertadores desde 2019, quando também se sagrou campeão. O último título era ainda de 1981.

Gabigol superou Pelé e igualou Zico na lista de brasileiros com mais gols na competição, marcando quatro vezes. No topo está Coutinho, do Santos, autor de cinco gols.

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Correio Braziliense

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.