Últimas Notícias

Passagem de ônibus será grátis em João Pessoa no dia 30 de outubro, segundo turno das Eleições 2022

 


Gratuidade da passagem em transporte público no segundo turno das Eleições 2022 é uma recomendação do ministro Luís Roberto Barroso, do STF.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, confirmou, nesta sexta-feira (21), que haverá oferta de transporte público gratuito no dia 30 de outubro, quando ocorre o segundo turno das Eleições 2022. Passageiros poderão utilizar o serviço com isenção de tarifa das 6h às 20h.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) ainda não divulgou quantos veículos serão postos em circulação no dia da votação.

Conforme Cícero Lucena, a decisão de liberar o acesso a ônibus urbanos visa reprimir a conduta de agentes políticos que oferecem transporte como forma de tentar comprar votos.

A gratuidade da passagem em transporte público no segundo turno das Eleições 2022 é uma recomendação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O magistrado atendeu a um pedido que alega que a alta taxa de abstenção estaria ligada ao aumento da pobreza da população brasileira. Na decisão, Barroso esclareceu que o transporte gratuito pode ser oferecido sem representar crime eleitoral ou de improbidade administrativa, mas, para isso, deve ser acessível a todos os eleitores. O ministro destacou que ônibus escolares podem ser utilizados para transporte, se necessário.

“A autorização inclui a possibilidade de utilização, para os mesmos fins, de ônibus escolares e outros veículos públicos. Poderá o TSE expedir regulamentação sobre a matéria, se entender necessário”, escreve o magistrado.

Barroso concedeu liminar para “determinar ao Poder Público que mantenha o serviço de transporte público urbano coletivo de passageiros em níveis normais, sem redução específica no domingo das eleições, sob pena de crime de responsabilidade”, e para “vedar aos municípios que já ofereciam o serviço de transporte público urbano coletivo de passageiros gratuitamente, seja pelo domingo, seja pelo dia das eleições, que deixem de fazê-lo”.

Na Paraíba, eleitores votam primeiro para governador, cargo disputado por João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB), e depois para presidente, tendo como opções Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.