Últimas Notícias

João Pessoa oferece exame para detectar HPV na comunidade LGBTQIAP+

 


Para ter acesso ao exame é preciso fazer o agendamento junto à Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial.

A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa  firmou parceria com a Unidade de Saúde da Família do Cristo (USF) para ofertar exames de HPV para a população LGBTQIAP+.

Segundo o coordenador do serviço, Geraldo Filho, para ter acesso ao exame é preciso fazer o agendamento junto à Coordenadoria, que fica localizada no Parque Solon de Lucena, n° 216, no Centro. O público pode tirar dúvidas pelo telefone 3222-8853.

A Coordenadoria também disponibiliza à população LGBTQIAP+, negra, indígena, cigana e quilombola o serviço de psicologia, de segunda a sexta-feira, em sua sede na Lagoa. Geraldo Filho disse que, a partir de uma parceria com a Faculdade Uninassau, a equipe, que é formada por uma psicóloga e cinco estagiárias, atende atualmente 29 pessoas.

“Através desse atendimento é possível levar cidadania para a população LGBT, negra, indígena, cigana e quilombola em relação a responsabilidade com a saúde mental destes grupos sociais, que é um dos grandes objetivos do nosso trabalho”, destacou o coordenador Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa.

A doença

O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. Trata-se de uma infecção sexualmente transmissível (IST). Outra forma de transmissão mais rara é a vertical (da mãe para o bebê durante o parto).

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.