Últimas Notícias

Ministério do Desenvolvimento Regional visita reservatório na Paraíba e obra do Ramal do Apodi, ligada à transposição

 


Empreendimento hídrico vai levar água em quantidade e qualidade para 750 mil pessoas em 54 municípios dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, diz o MDR.

O encontro foi realizado na Igreja Divino Espírito Santo, em São José de Piranhas, na Paraíba, às 9h30. Em seguida, a comitiva seguiu para o Reservatório Caiçara, no início do Ramal do Apodi, em Cajazeiras. (Foto: Camila Santos/MDR)

Integrantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) iniciaram, nesta terça-feira (22), uma visita técnica às obras do Ramal do Apodi, infraestrutura hídrica que vai levar água em quantidade e qualidade a 750 mil pessoas em 54 cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. A equipe também visitou o Reservatório Caiçara, no início do Ramal do Apodi, em Cajazeiras, no Sertão paraibano.

Participaram da visita técnica representantes dos estados beneficiados e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O encontro foi realizado na Igreja Divino Espírito Santo, em São José de Piranhas, na Paraíba, às 9h30. Em seguida, a comitiva seguiu para o Reservatório Caiçara, no início do Ramal do Apodi, em Cajazeiras.

O diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídricas (SNSH), Oscálmi Porto, coordenou a visita técnica. Ele ressaltou a importância do empreendimento para a população a ser beneficiada com o fornecimento de água.

"O Ramal do Apodi é uma obra bastante significativa, pois vai garantir tanto a segurança hídrica da região quanto uma forma de estimular o desenvolvimento econômico local. Esta visita busca dar transparência à execução. O MDR, por meio de sua equipe de campo, acompanha a execução e, nesta visita, temos a companhia da ANA e dos estados beneficiados", declarou.

Além de Oscálmi Porto, também representaram o MDR na vistoria técnica a gerente de projeto Nartacha Melo e o assessor técnico Fernando Numata, ambos da SNSH.

Nesta quarta-feira (23), no segundo dia de atividades, a equipe visitará a estrutura de Controle do Ramal do Salgado, além de trechos de canais adjacentes, encerrando a visita no emboque da janela do Túnel Major Sales.

O Ramal do Apodi

O Ramal do Apodi faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que tem como objetivo aumentar a garantia e a oferta hídrica na região beneficiada, por meio da transferência de água para os reservatórios e sistemas estratégicos da região.

A transposição do Rio São Francisco está organizada em dois eixos principais, Norte e Leste, além de ramais associados: Entremontes, Agreste, Salgado e o próprio Apodi.

A obra do Ramal do Apodi foi iniciada em junho de 2021. O investimento federal no empreendimento está estimado em R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 938,5 milhões para as obras físicas. Por meio do ramal, as águas do Velho Chico serão transportadas, a partir da estrutura de controle do Reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, no Rio Grande do Norte, em uma extensão aproximada de 115 quilômetros.

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.