Últimas Notícias

Bolsonaro assina nomeações de novos comandantes da Marinha e da Aeronáutica escolhidos por Lula

 


Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen e Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno assumem Marinha e Aeronáutica respectivamente.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou as nomeações dos novos comandantes da Marinha e da Aeronáutica nesta sexta-feira (30), em publicação no Diário Oficial da União. Os nomeados foram escolhidos pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Quem assume o comando da Marinha a partir deste sábado (31) é o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen. Ele substitui Almir Garnier Santos.

Por enquanto, Olsen foi designado para ocupar o posto interinamente. A nomeação definitiva deverá ser assinada por Lula, quando o presidente eleito assumir, a partir do domingo (1º).

Já Aeronáutica ficará sob o comando do Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno a partir de 2 de janeiro de 2023, em substituição a Carlos Almeida Baptista Junior.

Os dois nomes já haviam sido anunciados pelo futuro ministro da Defesa de Lula, José Múcio Monteiro.

Na quarta (28), o atual presidente nomeou o comandante do Exército, também escolhido por Lula: o general Júlio César de Arruda.

Perfil de Olsen

Desde dezembro de 2021, Olsen ocupa o cargo de Comandante de Operações Navais. Na Marinha desde 1979, ele já passou por dezenas de cargos e comissões. As principais são as seguintes:

  • Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais;
  • Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha;
  • Representação do Brasil na Junta Interamericana de Defesa - EUA.

Perfil de Damasceno

De outubro de 2020 a dezembro de 2022, Damasceno ocupou o cargo de Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica.

O Tenente-Brigadeiro ingressou na Força Aérea Brasileira em março de 1976. Entre os cargos de destaque na sua trajetória, estão:

  • Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica;
  • Comando da Aeronáutica 16-4.
Da Redação
Do Portal Umari
Com Click PB
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.