Últimas Notícias

Bolsonaro bloqueia orçamento secreto após PT anunciar apoio a Arthur Lira

 


O presidente Jair Bolsonaro (PL) mandou suspender, nesta quarta-feira (30), o pagamento do  orçamento secreto após o PT declarar apoio à reeleição de Arthur Lira (PP) como presidente da Câmara dos Deputados .

O orçamento secreto, ou emenda do relator, é o repasse de verbas do orçamento público para projetos definidos por parlamentares, mas sem transparência dos dados.

A informação foi noticiada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. Segundo o veículo, a ordem do Palácio do Planalto é não repassar mais nada neste ano.

Como justificativa, Bolsonaro teria afirmado que “faltam recursos para outras áreas com os sucessivos bloqueios que o governo precisou fazer para cumprir o teto de gastos, a regra que atrela o crescimento das despesas à infância.”

A reserva para o orçamento secreto deste ano soma R$ 16,5 bilhões, porém, com a decisão, R$ 7,8 bilhões estão bloqueados pelo governo federal. Líderes do Congresso teriam ficado surpresos, segundo o jornal, pelas medidas assinadas por Bolsonaro nesta quarta-feira.

Em entrevista ao Flow Podcast, a ex-candidata presidencial e senadora Simone Tebet (MDB-MS) disse que o orçamento secreto, pode ser “o maior esquema de corrupção do planeta Terra”, devido à facilidade para a realização de fraudes.

Na última terça-feira (29), os partidos PT, PV, PCdoB e PSB anunciaram apoio à reeleição de Arthur Lira. Somadas, as quatro legendas totalizam 94 deputados em 2023.

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Polêmica Paraíba

Créditos: IG

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.