Últimas Notícias

Zelensky chega aos Estados Unidos em viagem histórica

 


O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante visita recente à cidade reconquistada de Kherson. (Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko)

Avião com o presidente ucraniano aterrissou em Washington, onde ele se encontrará com Joe Biden e falará no Congresso.

O avião transportando o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou na tarde desta quarta-feira (21) a Washington, nos Estados Unidos, informou o governo norte-americano.

Esta é a primeira vez que Zelensky deixa a Ucrânia desde o início da guerra no país, em 24 de fevereiro.

O líder ucraniano foi direto a uma instalação do governo dos Estados Unidos, de onde esperará para seguir para os seguintes compromissos:

  • Ele se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden;
  • Após a reunião, ambos darão uma entrevista coletiva à imprensa;
  • Na sequência, o ucraniano seguirá ao Capitólio - o prédio do Congresso dos Estados Unidos - onde discursará durante uma reunião conjunta da Câmara dos Deputados;
  • Todos os eventos acontecerão ainda nesta quarta-feira.

A assessoria de Zelensky ainda não informou se ele terá compromissos na capital norte-americana na quinta-feira.

A visita acontece em um momento em que os Estados Unidos aumentaram o envio de armas de última geração para a Ucrânia.

Os EUA encabeçam a lista de países do Ocidente que vêm abastecendo fortemente a artilharia ucraniana, o que permitiu a Kiev colocar em prática uma ambiciosa operação de reconquista de território ocupados pela Rússia.

Em meados de novembro, as tropas ucranianas conseguiram reconquistar Kherson, uma das primeiras cidades inteiramente ocupada por Moscou, que já havia inclusive imposto o uso da moeda russa no local.

Em visita recente a Kherson, Zelensky chegou a dizer que o movimento era o início do fim da guerra em seu país.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.