Últimas Notícias

Dormir menos de seis horas afeta saúde do coração, afirma cardiologista


 Especialista explica que, quando o sono é reparador, pode não só proporcionar descanso para o cérebro, mas também fortalecer o sistema imunológico.

Uma boa noite de sono pode ser fundamental para uma melhor manutenção da saúde. O cardiologista e pesquisador, Valério Vasconcelos, tem destacado o resultado de estudos que afirmam de dormir menos de seis horas de sono por noite pode colaborar para o risco de hipertensão arterial, diabetes e obesidade, causando, assim, o aumento de risco de infarto e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

O especialista explica que, quando o sono é reparador, pode não só proporcionar descanso para o cérebro, mas também fortalecer o sistema imunológico.

“Quando dormimos ocorre um período de repouso do nosso sistema cardiovascular, em que tanto a frequência cardíaca, quanto a pressão arterial são reduzidas. Esse processo é muito importante para a saúde do coração”, comenta o especialista.

Por isso, o médico reforça todos os impactos que uma noite de sono reduzida, ou com má qualidade, pode causar.

“Indivíduos que dormem menos de seis horas por noite apresentam risco 27% maior de desenvolver aterosclerose, condição caracterizada pelo acúmulo de placa de gorduras e outras substâncias nocivas nas artérias, de acordo com um estudo publicado no Journal of American College of Cardiology”, afirma.

Valério também traz observações para quem dorme em excesso.

“Outra evidência é que também existe maior probabilidade de aterosclerose para pessoas, especialmente mulheres, que dormem mais de oito horas por noite”, informou.

Veja algumas práticas indicados pelo médico-cardiologista para dormir bem à noite: 

·        Adotar horários regulares de sono;

·         Evitar dormir muito durante o dia;

·         Fazer atividade física pela manhã ou à tarde;

·         Evitar bebidas com cafeína à noite;

·         Comer alimentos leves no jantar;

·         Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

·         Diminuir a exposição à luz durante a noite.


Da Redação

Do Portal Umari

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.