Últimas Notícias

Lula diz que vai tirar garimpeiros das terras indígenas; Forças Armadas são convocadas – VEJA VÍDEO

 


Em encontro com organizações e movimentos sociais nesta terça-feira (31) no Palácio do Planalto para anúncio da criação do Conselho de Participação Social e do Sistema de Participação Social Interministerial, Lula voltou a falar da tragédia Yanomami, fruto de uma tentativa de genocídio por parte do governo Jair Bolsonaro, e afirmou que vai tirar “definitivamente” garimpeiros das terras indígenas.

“Hoje eu tive com a [ministra dos Povos Originários] Sônia Gauajajara e o ministério dela ainda não está completo. Mas, o fato dela ser ministra e de termos ido visitar lá em Roraima uma terra Yanomami e ver a desgraceira que está acontecendo com aquele povo abandonado, fez com que ontem a gente assinasse um decreto para definitivamente tirar os garimpeiros das terras indígenas nesse país”, disse Lula arrancando aplausos dos presentes.

Em entrevista à Bandnews mais cedo, o ministro da Defesa José Mucio Monteiro afirmou que o decreto de Lula, divulgado na edição desta terça-feira (31) do Diário Oficial da União (DOU), permite com que os militares atuem na retirada dos garimpeiros, estimados em 70 mil só no Território Yanomami, em Roraima.

“[A crise] Tem uma origem, e nós sabemos. A presença do garimpo ilegal é muito forte e será debelada. O decreto de ontem permite que as Forças Armadas tenham um efetivo mais abrangente [na região]”, disse Mucio, que afirmou ainda que convocou os comandantes das três forças para irem à Roraima na próxima semana.

Segundo o ministro, o Exército vai fazer uma patrulha em capo para identificar os criminosos, a Marinha prestará apoio com barcos e atuará na vigilância dos rio, enquanto a Aeronáutica foi convocada para levar doações às aldeias e monitorar o espaço aéreo.

“Qualquer voo suspeito vai ser obrigado a desviar a rota e pousar numa pista para ser identificado”, disse Mucio. O decreto dá aval a Aeronáutica para abater aviões que desobedecer a ordem.

Assista ao pronunciamento de Lula:

 

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.