Últimas Notícias

POSSE DE LULA: Veja programação, horários e atrações da cerimônia

 


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse do cargo neste domingo, 1º, em Brasília, seguindo o rito que é de praxe para a ocasião. Mas o marco do início de um novo governo no Brasil também terá uma série de atrações para os apoiadores e militantes que estão na capital federal para acompanhar a cerimônia. Segundo a organização, o evento receberá a maior quantidade de autoridades internacionais em solo brasileiro desde os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não estará presente na cerimônia já que deixou o Brasil na sexta-feira, sem avisar os seus apoiadores, e foi para Miami na Flórida.

Festival cultural

A equipe de Lula prevê que até 300 mil pessoas participem das atividades do chamado Festival do Futuro, que ocorrerá antes e após a cerimônia de posse. O festival de música terá dois palcos, batizados de Gal Costa e Elza Soares, erguidos na Esplanada dos Ministérios, na altura dos ministérios da Previdência e do Turismo.

As apresentações culturais serão realizadas em dois horários: das 10h às 13h, com pausa durante o rito da posse, e retorno a partir das 18h30. Durante a tarde, o público poderá acompanhar a transmissão da posse oficial em telões instalados na área do festival. Lula já confirmou sua presença no evento, mas o horário de sua participação ainda não foi divulgado.

Além dos shows de artistas como Chico César, Delacruz, Duda Beat, Francisco El Hombre, Gaby Amarantos e Geraldo Azevedo (a lista completa está no final desta matéria), também haverá um festival culinário.

Desfile, juramento e faixa

Além dos shows, a posse terá o rito oficial que marca a passagem de governo. A cerimônia será iniciada com o tradicional desfile de Rolls Royce pela Esplanada dos Ministérios até o Congresso Nacional.

Ao chegar ao Congresso Nacional, Lula fará um discurso e o juramento  à Constituição. É o momento também de cumprimentar os parlamentares, que serão necessários para a sua governabilidade. Será a terceira vez que o petista realizará esse ritual.

Do Congresso, Lula se dirigirá ao Palácio do Planalto e, novamente, desfilará de Rolls Royce ao lado da futura primeira-dama Janja Silva. Chegando no destino, Lula fará a subida da rampa para receber a faixa presidencial.

Já tendo recebido a faixa, Lula seguirá para o Palácio do Itamaraty, onde se reunirá com líderes mundiais que estarão no Brasil para prestigiar o novo presidente. Mais de 20 chefes de Estado já confirmaram presença na posse e cerca de cem países já confirmaram que serão representados na cerimônia.

Segurança

A segurança é uma das preocupações para a ocasião. Coordenadora da organização da posse, a esposa de Lula, Janja da Silva, disse que a segurança não será diferente da que já foi disponibilizada para o petista durante as eleições presidenciais. A futura primeira-dama minimizou preocupações e disse que seguirá o protocolo necessário.

“A preocupação com segurança é a que sempre tem, a que envolve um presidente da República”, afirmou.

Entretanto, após um explosivo ser encontrado próximo ao aeroporto de Brasília, e as investigações chegarem até um bolsonarista, a segurança se tornou mais preocupante do que já costuma a ser. Nesta quarta-feira, 28, após pedido do futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão temporária do porte de armas no Distrito Federal.

Veja abaixo os artistas que irão se apresentar no Festival do Futuro:

Aíla

Alessandra Leão

Aline Calixto

Almério

BaianaSystem

Chico Cesar

Clóvis

Daniel Ganjaman

Delacruz

Doralyce

Drika Barbosa

Duda Beat

Ellen Oléria

Fernanda Takai

Fernanda Abreu

Fióti

Flor Gil

Francisco El Hombre

Gaby Amarantos

Geraldo Azevedo

GOG

Jaloo

Jards Macalé

Johnny Hooker

Juliano Maderada

Kaê Guajajara

Kleber Lucas

Lirinha

Luê

Luedji Luna

Lukinhas

Leonardo Gonçalves

Leoni

Marcelo Jeneci

Margareth Menezes

Maria Rita

Marissol Mwab

Martinho da Vila

MC Marks

MC Rahell

MN MC

Odair José

Otto

Pablo Vittar

Paula Lima

Paulo Miklos

Paulo Vieira (apresentação)

Rael

Rappin Hood

Renegado

Rogéria Holtz

Romero Ferro

Salgadinho

Sarah Renata

Teresa Cristina

Thalma de Freitas

Titi Müller (apresentação)

Tulipa Ruiz

Urias

Valesca Popozuda

Zé Ibarra

Zélia Duncan

Da Redação

Do Portal Umari

Com Polêmica Paraíba

Créditos: Terra

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.