Últimas Notícias

Projeto da UFCG capacita estudantes do Ensino Médio para situações de emergência


 Estudantes receberam orientações sobre como agir em casos de queimaduras, choques, engasgos, convulsões e situações complexas, como parada cardiorrespiratória.

O Projeto de Extensão Samu na Escola, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), capacitou neste ano cerca de 200 alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual da Prata, localizado em Campina Grande.

Os estudantes receberam orientações sobre como agir em casos de queimaduras, choques, engasgos, convulsões e em situações mais complexas, como uma parada cardiorrespiratória.

“Também procuramos capacitá-los para que possam fazer o que chamamos de ‘ligações inteligentes’ para os serviços de emergência, por meio da prévia caracterização da cena e de vítimas, colhendo e passando informações chave, para que possa ocorrer uma maior agilidade e assertividade no atendimento, por exemplo, mandando a melhor equipe – básica ou avançada – para a ocorrência, no caso do SAMU”, explica Jackson Pinheiro, aluno do curso de Medicina e bolsista do projeto.

Coordenado pelo professor do curso de Medicina, Basílio Serrano, o projeto aprovado pelo Programa de Bolsas de Extensão (Probex 2022) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) conta com mais quatro extensionistas, além de Jackson, todos do curso de Medicina.

Conscientização sobre trotes

O programa também conscientiza os estudantes sobre os riscos de passar trotes para o serviço de urgência. Só em João Pessoa, o Samu recebeu, de janeiro a novembro deste ano, mais de 22 mil trotes.

Em Campina Grande, no primeiro semestre de 2022, foi constatada uma redução dessas ligações chegando a uma média de duas por dia. A redução foi sentida graças a identificação, gravação das ligações e envio para os órgãos competentes.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.