Últimas Notícias

43 ANOS DE PT: Partido completa 43 anos de existência nesta sexta-feira; relembre dados históricos

 


O Partido dos Trabalhadores (PT) completa, neste 10 de fevereiro, 43 anos de fundação, em âmbito nacional. Pautado nas lutas do povo brasileiro pela democracia e por direitos fundamentais, a sigla foi fundada no Colégio Sion, em São Paulo, por um grupo de dirigentes sindicais, intelectuais de esquerda, ex-exilados políticos e ativistas católicos ligados à Teologia da Libertação.

Tendo à frente o então líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva, o PT foi oficialmente reconhecido como partido político pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 11 de fevereiro de 1982. Hoje, segundo dados da própria legenda, são mais de 2,5 milhões de filiados.

A legenda está presente com diretórios municipais em todas as capitais e na grande maioria dos municípios do país. O PT se diz como o maior partido político de esquerda da América Latina e um dos maiores do mundo.

Hoje o partido é presidido pela deputada federal pelo Paraná, Gleisi Hoffmann, mas tem com o presidente Lula sua principal imagem política.

Paraíba

Na Paraíba, a legenda foi fundada meses após a sua fundação nacional, no mesmo ano de 1980. Dois anos depois, já em 1982, a legenda lançou seu primeiro candidato a governador do Estado, na pessoa de Derly Pereira, uma das figuras mais emblemáticas da agremiação na Paraíba.

O PT na Paraíba foi fundado por representantes de movimentos sindicais, organismos de base da Igreja Católica e agrupamentos de esquerda. A fundação oficial no Estado aconteceu em 10 de agosto de 1980, com a presença de Lula. No dia 13 de setembro o PT-PB pediu registro provisório junto à Justiça Eleitoral, após conseguir preencher todos os requisitos exigidos pela lei.

Na Paraíba, a legenda hoje é presidida por Jackson Macêdo, mas tem outras figuras importantes da política paraibana em seus quadros, como o ex-governador Ricardo Coutinho, o vereador de João Pessoa Marcos Henriques, e Anísio Maia, que embora hoje seja filiado do PSB, participou da fundação do partido no Estado.

Veja um vídeo comemorativo que a legenda fez em comemoração ao seu aniversário de 43 anos:

Da Redação

Do Portal Umari

Com Polêmica Paraíba


O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.