Últimas Notícias

52% das mulheres brasileiras já tiveram candidíase; casos da infecção aumentam no verão


 Período de praia e Sol, o verão é também o momento em que algumas doenças infectocontagiosas se proliferam com maior facilidade, devido ao aumento do calor e umidade nessa época do ano. A candidíase, contaminação causada por fungos, é uma delas. Ela pode acometer peles, unhas e regiões de mucosa, incluindo a área genital feminina.

Uma pesquisa feita pelo Ibope mostrou que 52% das mulheres brasileiras já tiveram candidíase ao menos uma vez na vida. O ginecologista do Hapvida NotreDame Intermédica, Geraldo Dinoá, explica as formas de evitar e tratar a chamada ‘candidíase vulvovaginal’.

Segundo o especialista, o calor e o aumento da umidade local alteram o Ph da vagina, reduzindo os bacilos de defesa, o que facilita a proliferação desses agentes causadores da doença. As características do fungo encontram vantagens no verão, quando é comum utilizar roupas molhadas – seja pelo uso prolongado de biquínis e maiôs, ou pelo suor devido às altas temperaturas.

Uma vez infectada, a mulher pode passar a ter um corrimento espesso, de coloração branca, que forma ‘grumos’ – algo parecido a flocos de algodão – além de intensa coceira, irritação e até ardência ao urinar. Em alguns casos há também dor durante a relação sexual e inchaço na região da vulva.

Entre os fatores de risco para o avanço da doença, o médico lista a queda da imunidade e uso de antibióticos e corticoides. Pacientes diabéticos também possuem mais risco de contaminação, assim como quem tem uma alimentação com excesso de carboidratos. A forma de se vestir também influencia: o uso de calcinhas de lycra não é aconselhado pelo especialista, que orienta pelo uso das calcinhas de algodão e lista outros cuidados.

“O essencial é a mudança de alguns hábitos de vida, como por exemplo, evitar uso prolongado de maiôs ou biquínis molhados, uso de roupas muito apertadas e sempre dar preferência a calcinhas de algodão, tal como evitar o uso de calcinha quando for dormir”, relata.

O tratamento, conforme o ginecologista do Hapvida NotreDame Intermédica, costuma ser feito à base de medicações antifúngicas, que podem ser via oral ou vaginal. Algumas medicações que melhoram o estado imunológico também podem ser utilizadas, como lactobacilos e probióticos.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.