Últimas Notícias

Estudo mostra que jovens têm mais chances de morrer de ataques cardíacos após ter Covid-19


 Quando Demi Washington, uma jogadora de basquete da Vanderbilt University, contraiu o COVID-19 no final de 2020, seus sintomas eram leves, apenas um nariz escorrendo. Mas para garantir seu retorno seguro ao tribunal, a escola exigiu que ela se submetesse a uma ressonância magnética.

Os resultados levaram Washington às lágrimas.

Após a infecção, o agora universitário desenvolveu miocardite – quando o músculo cardíaco fica inflamado, o que pode diminuir a capacidade do coração de bombear sangue. A condição pode levar a um derrame ou ataque cardíaco, de acordo com a Mayo Clinic . Washington não foi vacinado contra o COVID-19 na época.

“Eu estava com medo porque qualquer órgão interno, você fica tipo, ‘Oh, meu Deus, eu preciso disso para viver’”, lembrou ela ao TODAY. “Eu realmente não sabia o que aconteceria com isso, quanto tempo levaria para resolver.”

A estudante, que pretende ingressar no curso de psicologia, acredita que o apoio e a confiança são fundamentais para conseguir um bom desempenho no exame. Para encorajar Eduarda, as amigas dela fizeram um compilado em vídeo com todas as vezes que ela disse que não conseguiria, mostrando que ela devia acreditar em si mesma.

“O maior aprendizado que eu tive com essa nota é que eu sou capaz. O ideal é manter a calma, cuidar da saúde mental, fazer o seu melhor e manter pessoas boas por perto, que te motivam e te colocam pra cima”.

Dados complementares

Ainda de acordo com os dados divulgados pelo PNE, dois dos estudantes restantes são das regiões Sudeste e Sul. Além do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, São Paulo Ceará e Piuaí são os estados (confirmados) de origem dos estudantes nota mil no Enem.

Washington teve que pular o resto da temporada de 2020 a 2021, mas no final das contas ela ficou grata. “Penso no fato de Vanderbilt fazer a ressonância magnética e muitas outras escolas não”, disse ela ao TODAY em um segmento exibido em 9 de fevereiro. “O fato de que eu poderia ter jogado se não tivéssemos feito isso é difícil e assustador de se pensar.”

O médico de Washington nunca disse a ela que ela corria o risco de morrer, mas enfatizou a importância do descanso e de manter a frequência cardíaca em um determinado ritmo. Ela teve que usar um relógio para rastrear sua atividade. Embora COVID fosse especialmente novo na época, Washington disse que seu médico estava confiante de que sua condição era devida ao coronavírus, pois ele havia visto algo semelhante em outros atletas universitários.

Washington disse que não sentiu nenhum sintoma ou sinal de que seu coração estava inflamado, nem tinha uma predisposição genética. “Aconteceu de ser eu”, disse ela. “Ainda não sei bem por quê.”

Desde então, Washington se recuperou e voltou a jogar bola. Mas sua experiência lança luz sobre os milhares de jovens adultos infectados com COVID-19 cuja saúde não se recuperou com tanto sucesso.

COVID-19, ataques cardíacos e jovens

Desde o início da pandemia de COVID-19, as mortes por ataque cardíaco em todas as faixas etárias se tornaram mais comuns nos EUA, de acordo com um estudo de setembro de 2022 do hospital Cedars Sinai, em Los Angeles.

A faixa etária mais atingida? Pessoas entre 25 e 44 anos, que tiveram um aumento relativo de 29,9% nas mortes por ataque cardíaco nos primeiros dois anos da pandemia (o que significa que o número real de mortes por ataque cardíaco foi quase 30% maior do que o número previsto).

“Os jovens obviamente não deveriam morrer de ataque cardíaco. Eles realmente não deveriam ter ataques cardíacos ”, disse a Dra. Susan Cheng, cardiologista do Cedars Sinai e coautora do estudo, ao TODAY em um segmento exibido em 9 de fevereiro.

Adultos entre 45 e 64 anos tiveram um aumento relativo de 19,6% nas mortes por ataque cardíaco, e aqueles com 65 anos ou mais tiveram um aumento relativo de 13,7%, de acordo com um comunicado de imprensa da Cedars Sinai . O aumento nas mortes por ataques cardíacos nos Estados Unidos continuou durante o surto de ômicron , embora se pense que a variante causa uma doença mais branda, e os picos de mortes por ataques cardíacos se alinharam com o momento dos surtos de COVID-19 nos Estados Unidos.

O paramédico do condado de Los Angeles, Romeo Robles, disse ao HOJE no segmento de 9 de fevereiro que os aumentos no COVID-19 geralmente levariam a mais ligações para o 911 relacionadas a problemas cardíacos em sua comunidade.

“Surpreendentemente, pessoas da minha idade… nós os encontraríamos em parada cardíaca, e tudo foi previsto por essas ondas”, disse ele.

Cheng chamou a conexão de “mais do que coincidência, com certeza”. Explicando o porquê, ela apontou que o COVID-19 pode impactar muito o sistema cardiovascular .

“Parece ser capaz de aumentar a viscosidade do sangue e aumentar… a probabilidade de formação de coágulos sanguíneos”, disse Cheng. “Parece provocar inflamação nos vasos sanguíneos. Parece também causar em algumas pessoas um estresse avassalador – seja relacionado diretamente à infecção ou a situações ao redor da infecção – que também pode causar um aumento na pressão sanguínea”.

A razão para o aumento relativo em jovens em particular não é clara, mas uma teoria, disse Cheng, é que o impacto do vírus no sistema cardiovascular de algumas pessoas pode ser devido a uma resposta excessiva do sistema imunológico e que os jovens são mais propensos a têm sistemas imunológicos mais fortes.

COVID-19 e doenças cardíacas

Para os sobreviventes do COVID-19, o risco de desenvolver um problema cardíaco mesmo um ano após a infecção, independentemente da gravidade dos sintomas iniciais, é “substancial”, de acordo com um estudo de fevereiro de 2022 com mais de 150.000 indivíduos com COVID-19. O risco aumenta mesmo para pessoas que não têm outros fatores de risco para doenças cardíacas.

O Dr. Ziyad Al-Aly, médico-cientista da Washington University School of Medicine em St. Louis e coautor do estudo, estimou que cerca de 4% das pessoas que têm COVID-19 desenvolverão um problema cardíaco, como irregular batimentos cardíacos, insuficiência cardíaca, inflamação ou ataques cardíacos.

“É um número pequeno, mas realmente não é (se) você multiplicar esse número pelo grande número de pessoas nos Estados Unidos e em todo o mundo que tiveram COVID-19”, disse ele ao TODAY.

Além disso, o risco de desenvolver COVID longo, incluindo problemas cardíacos , aumenta a cada infecção por COVID-19 que um indivíduo tem, apontou Al-Aly. Como resultado, as comunidades latinas e negras, que têm taxas mais altas de reinfecção, são especialmente de alto risco para problemas cardíacos pós-COVID, disse Cheng.

À medida que médicos e outros pesquisadores continuam analisando os dados sobre COVID-19 e doenças cardíacas, o melhor curso de ação é evitar a infecção da melhor maneira possível, disseram Cheng e Al-Aly. Para fazer isso:

  • Use uma máscara em ambientes lotados e considere socializar ao ar livre com pessoas fora de sua casa.
  • Mantenha-se atualizado sobre suas vacinas . A pesquisa mostra que você tem 11 vezes mais chances de desenvolver miocardite do próprio COVID em comparação com a vacina, disse o correspondente médico sênior da NBC News, Dr. John Torres, durante um segmento HOJE em 9 de fevereiro.
  • Faça um teste de COVID-19 assim que começar a desenvolver qualquer sintoma e fique em casa quando estiver doente.

Se você foi infectado com COVID-19, especialmente várias vezes, Cheng também incentivou a manter-se atualizado sobre seus fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue. Sinais típicos de ataque cardíaco, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA , incluem:

  • Dor ou desconforto no peito, como pressão, aperto ou plenitude.
  • Fraqueza, tontura ou desmaio.
  • Um suor frio.
  • Dor ou desconforto na mandíbula, pescoço ou costas.
  • Falta de ar, ao mesmo tempo ou antes do desconforto no peito.

Antes da pandemia de COVID-19, as mortes por ataque cardíaco estavam diminuindo nos Estados Unidos, mas a pandemia parece ter revertido o progresso, de acordo com a pesquisa do Cedars Sinai.

“Eu adoraria dizer que estamos … saindo do outro lado e podemos pensar no COVID mais como um resfriado comum. Infelizmente, esse não é o caso. … Isso está eminentemente claro em todos os os dados”, disse Cheng. “Isso nem é como uma gripe. … Esse vírus ainda é muito diferente de qualquer outro vírus que vimos em nossa vida.”

Da Redação 
Do Portal Umari

Com Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.