Últimas Notícias

Opera Paraíba: Hospital de Trauma de João Pessoa registra mais de 2,4 mil cirurgias

 


O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, já realizou 2.462 cirurgias eletivas dentro do programa Opera Paraíba. Os dados se referem ao período de abril de 2022 até janeiro de 2023. Só no ano passado, foram 2.156 procedimentos cirúrgicos realizados, por meio de oito especialidades médicas. Já em janeiro deste ano, foram contabilizadas 306 cirurgias.

Para o diretor-geral do Hospital de Trauma, Laecio Bragante, o Opera Paraíba foi um divisor de águas. “O Governo do Estado vem atendendo aos anseios da população e cumpriu com a sua meta de zerar as filas de cirurgias eletivas na Paraíba. Agora, o programa continua de forma mais regular para se evitar a formação de novas filas”, ressaltou.

Na unidade de saúde, as especialidades médicas que fazem parte do programa e realizaram cirurgias foram: oftalmologia (33,7%), ortopedia (27,9%), cirurgia geral (24%), ginecologia (6,4%), gastroenterologia (3,5%), neurocirurgia (3,3%), urologia (0,6%) e cirurgia plástica (0,5%). 

Neste mês, o Hospital de Trauma iniciou as cirurgias do Opera Paraíba Pediátrico, com os procedimentos de otorrinolaringologista (amígdalas e adenoide). A ideia é ampliar o serviço eletivo para as cirurgias de hérnia e fimose, em breve. A meta do Governo da Paraíba é atingir os mil procedimentos em 100 dias e zerar a fila cadastrada, como já foi feito com os adultos.

Atendimento pelo Opera Paraíba – O usuário precisa preencher um cadastro nas USFs das Secretarias de Saúde de cada município. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que faz o levantamento e direciona os pacientes de acordo com a localização para o hospital regional mais próximo. Outra opção é por meio da internet, o interessado deverá acessar a página do Opera Paraíba, www.operaparaiba.pb.gov.br. Preenche o formulário, anexando seus exames e o laudo médico que confirme a necessidade de uma cirurgia. Então, o paciente é classificado pela central de regulação e encaminhado para o Hospital Regional executante mais próximo.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Portal do Litoral

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.