Últimas Notícias

PF reforça policiamento em Roraima após ataque de garimpeiros


 Segundo a corporação, a medida ocorre após informações de possível movimentação de garimpeiros em busca de retaliação.

Após o ataque de garimpeiros à base federal do Ibama instalada em Roraima na última quinta-feira (23), a Polícia Federal decidiu enviar reforços à Terra Indígena Yanomami. Em nota enviada ao R7, a corporação afirmou que parte do efetivo envolvido na Operação Libertação já está mobilizada para deslocamento até a base instalada na região do Palimiú, com apoio de helicópteros das Forças Armadas. 

Segundo a PF, a decisão veio “após informações de inteligência apontarem para uma possível movimentação de garimpeiros em busca de retaliação pela ação ocorrida na região nesta madrugada, quando barcos com cassiterita tentaram furar a barreira de fiscalização instalada no rio Uraricoera e atiraram contra agentes federais”.

Ataque de garimpeiros

Garimpeiros atacaram nesta quinta-feira (23) a base instalada há duas semanas na Terra Indígena Yanomami. De acordo com o governo federal, criminosos armados furaram o bloqueio montado no rio Uraricoera e atiraram contra agentes do Ibama que haviam abordado uma das embarcações. Na troca de tiros, um dos garimpeiros ficou ferido e foi detido pela Polícia Federal por atacar servidores públicos.

“Os criminosos desciam o rio em sete ‘voadeiras’ de 12 metros carregadas de cassiterita. O carregamento de minério roubado da terra indígena foi identificado por drones operados pelo Ibama. Após o ataque, os criminosos fugiram”, afirmou o governo.

De acordo com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, o ataque criminoso foi programado. “Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula [Luiz Inácio Lula da Silva]”, afirmou.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.