Últimas Notícias

Secretaria de Educação de Marí-PB, realiza Formação de Cuidadores para a Educação Especial, confira!

 


A Prefeitura Municipal de Marí, localizada na região da zona da mata paraibana, através da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Coordenação da Educação Especial, realizou no período de (27 de fevereiro a 03 de março) com carga horária de 40 horas, o Encontro de Formação Inicial dos Cuidadores de Alunos Especiais da rede municipal de ensino.

A formação é uma iniciativa da Coordenação da Educação Inclusiva e Orientação Educacional e foi realizado na Câmara Municipal casa José Paulo de França, no centro da cidade.

Durante a formação, foram abordados temas como legislação e atribuições do cuidador de aluno especial, deficiência física, visual, auditiva e intelectual, os conceitos de Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) e de Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades e superdotação. Ainda na formação, foi realizada uma dinâmica com os profissionais, além da leitura dos livros e Oficinas.

O encontro foi ministrado pela coordenadora de Educação Inclusiva, Antônia Leite com a participação de psicólogos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, bombeiros, enfermeira, assistente social além de psicopedagogos. A coordenadora Antônia Leite avalia a iniciativa. “É um momento muito esperado desde quando entrei nessa função, que é muito importante. Essas Formações são fundamentais porque traz uma troca de experiências. As minhas expectativas serão alcançadas e de forma positivas, porque a gente também aprende muito com o curso”, afirmou Antônia Leite.

A Secretária de Educação, Rosemagna Cunha, explica que o papel do orientador na formação é falar sobre a parceria do profissional com o cuidador de aluno especial dentro da escola. “Falamos sobre o caderno com instruções e características do comportamento do aluno. Esse diário é preenchido pelo cuidador com relatos sobre o estudante. Com esse documento, o cuidador se respalda e a supervisão da equipe de assessoramento técnico consegue acompanhar o desenvolvimento desse aluno”, disse Rosemagna Cunha secretária de educação.




























Da Redação

Da Assessoria de Comunicação

Por Carlos Alcides





O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.