Últimas Notícias

Aluno puxa cadeira de professor e o ameaça em escola de São Paulo


 Um vídeo que circula nas redes sociais mostra quando o estudante desrespeita o educador e tenta derrubá-lo de sua cadeira.

Um professor de Biologia foi intimidado por um aluno dentro da sala de aula na Escola Estadual Carlos Alberto de Oliveira, em Assis, no interior de São Paulo. O caso ocorreu na segunda-feira, 10. Um vídeo que circula nas redes sociais (veja abaixo) mostra quando o estudante desrespeita o educador e tenta derrubá-lo de sua cadeira. 

As imagens foram registradas pelos próprios colegas de classe do estudante e viralizaram nas redes sociais. No vídeo, é possível ver o aluno gesticulando e apontando o dedo ao professor.

Em seguida, o adolescente tenta derrubar o docente da cadeira e pouco depois joga a mesa ao chão. Enquanto o estudante intimida o educador, alguns colegas de classe dão risadas sobre a situação. 

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo afirma repudiar todo e qualquer ato de violência dentro ou fora das escolas.

Segundo a pasta, a equipe gestora tomou todas as providências quando o caso ocorreu, acionando e orientando os responsáveis do aluno. A unidade realizou ações educativas sobre o assunto com os estudantes, professores, equipe gestora e o CONVIVA SP - Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar. As aulas continuam normalmente.

A Seduc ressalta que as escolas da rede estadual estão atentas aos comportamentos dos estudantes, atuando com a escuta ativa e mediação, buscando solucionar os conflitos identificados. Periodicamente, a equipe Conviva – promove encontros formativos junto aos COE (Coordenador de Organização Escolar) cujas pautas são voltadas à promoção da cultura da paz, à valorização da vida e à mediação de conflitos.

Incidência de casos de violência
Em nota, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de SP (APEOESP) informou que, uma pesquisa que realizou em parceria com o Instituto Locomotiva, comprova o agravamento da incidência de casos de violência e o clima de insegurança nas escolas estaduais no pós-pandemia.

"O Sindicato dos Professores tem cobrado da Secretaria da Educação medidas efetivas para a prevenção da violência nas unidades escolares, como a agressão na Escola Estadual Carlos Alberto de Oliveira, em Assis", informou ao Terra.

Entre as medidas preventivas defendidas pela APEOESP estão:

• Contratação de psicólogos em todas as escolas;

• Professores mediadores;

• Melhoria na estrutura unidades;

• Diálogo em torno de uma política pública para enfrentar o problema;

• Gestão democrática;

• Valorização dos profissionais da Educação;

• Contratação de funcionários por concurso;

• Fim da superlotação de classes, com limite de 25 estudantes em cada sala de aula. 

Segundo a APEOESP, foi apresentado também mais um conjunto de medidas, que se diferencia da presença de policiais dentro das unidades escolares, medida com a qual o sindicato afirma não concordar.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.