Últimas Notícias

Cinco vírus causadores de doenças respiratórias estão em circulação na Paraíba, aponta SES


 O primeiro Boletim Epidemiológico de Vírus Respiratórios do ano de 2023 foi divulgado nesta quinta-feira (13) e mostra a circulação de cinco vírus causadores de doenças respiratórias na Paraíba, com destaque para o Rinovírus, com 15 amostras positivas; Influenza B, com 14 amostras positivas, e Vírus Sincicial Respiratório, com nove amostras positivas. A coleta aconteceu no período compreendido entre as semanas epidemiológicas 1 e 14.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) destaca que os casos positivos ocorreram predominantemente em crianças e adolescentes. De acordo com a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Transmissíveis, Fernanda Vieira, isso reforça a necessidade da coleta criteriosa de amostras em pacientes com casos de síndrome gripal ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG): “É importante fazer os testes em todos os pacientes que se enquadrem nos critérios de doenças respiratórias para mapear os vírus que estão circulando em nosso estado, já que nos encontramos em período de sazonalidade dessas doenças”.

Ela destaca que a população deve continuar praticando a denominada etiqueta respiratória e buscando as vacinas contra influenza e covid-19, que estão sendo oferecidas em campanhas justamente nesse momento de maior circulação dos vírus. “É importante que a população realize etiqueta respiratória e também a higienização das mãos, além de manter o cartão vacinal atualizado com a vacina contra covid-19 e também a vacina contra Influenza. Essa vacina protege contra a Influenza A e contra a Influenza B, que está circulando em nosso estado”, recomendou.

A SES reforça que os serviços de referência para atendimento de pacientes com SRAG devem estar abastecidos do antiviral Tamiflur e de kits para diagnóstico de Biologia Molecular, para priorizar a coleta de swab para RT-PCR, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Secom

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.