Últimas Notícias

Três baleias morrem encalhadas em praia de Bali sob suspeita de ingestão de plástico

 


Cetáceos foram encontrados mortos em pouco mais de uma semana na praia de Yeh Leh, no este de Bali.

Uma baleia de 17 metros de comprimento morreu neste domingo (9) depois de encalhar em uma praia de Bali, na Indonésia, anunciou um funcionário do serviço de proteção da natureza do país.

O cetáceo, da espécie cachalote, foi localizado no sábado (8) à tarde na praia de Yeh Leh, no leste da ilha. Esta é a terceira baleia encontrada morta em pouco mais de uma semana.

Na quarta-feira (5), outro baleia da mesma espécie de 18 metros foi encontrada encalhada em uma praia da costa leste. O animal ainda estava vivo e equipes de emergência e voluntários o devolveram ao mar. Mas morreu horas mais tarde em outra praia, sem ter feridas aparentes, disse Yudiarso.

Em 1º de abril, uma baleia-de-bryde de 11 metros também foi encontrada morta em uma praia de Tabanan, no sul. Os restos mortais já estavam em decomposição.

Como o cetáceo encontrado encalhado há alguns dias, o cachalote morto no sábado parece ter sido vítima da mesma doença, segundo o secretário local de pesca afirmou à agência de notícias AFP.

"Seu corpo parecia muito magro", explicou.

Os resultados dos exames devem demorar pelo menos três semanas, mas os peritos encontraram sangue nos pulmões do cachalote de 17 metros e seu cólon estava cheio de fluidos, explicou o secretário.

Retroescavadeira tenta remover corpo de baleia que morreu encalhada em praia de Bali, na Indonésia, em 6 de abril de 2023. — Foto: Nyoman Hendra Wibowo/ Antara Foto via Reuters

Em 2018, uma baleia foi encontrada morta com mais de 100 copos de plástico e 25 sacos no estômago, uma imagem que virou o símbolo do problema que o arquipélago asiático enfrenta com resíduos plásticos no mar.

A Indonésia é considerada o segundo país que mais contribui com os detritos plásticos marítimos, atrás apenas da China.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.