Últimas Notícias

Começa fiscalização de ciclomotores na Orla de João Pessoa; saiba o que pode e o que é proibido

 


Comerciantes que alugam os equipamentos foram orientados pelas autoridades a cumprir a Resolução 947 do Conselho Nacional de Trânsito.

Começam, nesta quarta-feira (10), as fiscalizações da circulação de bicicletas e motos elétricas na Orla de João Pessoa. O ordenamento do tráfego em ciclovias e calçadas será feito por equipes de Mobilidade Urbana (Semob), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Guarda Municipal.

Comerciantes que alugam os equipamentos foram orientados pelas autoridades a cumprir a Resolução 947 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), texto que regulamenta o uso de ciclomotores.

A Resolução 947 permite a circulação de bicicletas elétricas de potência máxima no motor de 350 watts, com velocidade máxima de 25 km/h. Conforme a norma, o motor deve funcionar somente quando o condutor pedalar, não havendo acelerador ou qualquer dispositivo de variação de velocidade e potência.

Além disso, é preciso que as bicicletas possuam campainha, indicador de velocidade, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores dos dois lados e pneus em condições de segurança. O uso de capacete é obrigatório ao ciclista.

“Concluímos nesta terça-feira este período educativo onde mostramos aos comerciantes, na prática, o que é aceito e o que não é permitido segundo o Contran. Os veículos flagrados desrespeitando às normas serão conduzidos ao nosso pátio”, destaca o diretor de Operações da Semob-JP, Sanderson Cesário.

Ciclomotores, João Pessoa, Fiscalização
Foto: Divulgação/Semob-JP

O diretor de Planejamento e Empreededorismo da Sedurb, Julião Ferreira Filho, reforça a importância do cumprimento das regras. Para ele, ao adaptarem os ciclomotores à legislação, os comerciantes estarão ajudando a gestão municipal a manter a orla com seus espaços de convivência e lazer preservados.

“O compartilhamento dos espaços de forma respeitosa, por parte de todos, manterá o ordenamento das calçadas e ciclovias. O Largo de Tambaú é uma das maiores áreas de convivência da cidade, voltado para a socialização da população das mais diversas formas e, por isso, vamos seguir trabalhando para que nada prejudique isso”, argumenta.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.