Últimas Notícias

Conheça a história do surgimento do Dia das Mães e entendo porque sua criadora foi presa

 


Prestar uma homenagem às mães é uma tradição bastante antiga. Na Grécia, havia uma festa em honra a Reia, mãe dos deuses, deusa da fertilidade e da maternidade. Já os romanos faziam uma grande festa no início de março chamada “Matronalia”.

Na Idade Média, os ingleses celebravam o “Mothering Day”. As pessoas mais pobres moravam na casa de seus patrões e ficavam longe de suas casas. Por isso, nesse dia, elas tinham o direito de ir até os seus lares e ficar junto de suas mães.

Quando começou a comemoração como a conhecemos hoje?

Preocupadas com tanto sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Anna com uma festa. Mas Anna queria que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas.

Passou a escrever longas cartas a políticos, empresários, comerciantes e religiosos sugerindo a criação de um dia em homenagem às mães.

Como foi escolhida a data da celebração?

Em 1908, algumas igrejas da cidade de Anna, Grafton (no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos), e da Filadélfia, onde ela também já tinha morado, escolheram o dia 10 de maio —um dia depois da data de aniversário da morte da senhora Jarvis.

Dois anos depois, em 1910, a Virgínia foi o primeiro Estado a festejar oficialmente o Dia das Mães. No ano seguinte, quase todos os Estados americanos seguiram a ideia.

Finalmente, em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson, ficando para o segundo domingo de maio.

Anna ficou feliz com a celebração?

Que nada! Ela acabou presa por causa da comemoração que ela inspirou. Peraí que vou explicar.

Anna criou um símbolo em homenagem às mães: o cravo. O vermelho seria para presentear a mãe viva e o branco, a morta. Ela foi presa por perturbação da ordem, ao invadir uma convenção da Associação das Mães de Veteranos de Guerra, acusando-a de vender cravos com fins lucrativos.

Ao sair da cadeia, Anna declarou que estava arrependida de ter criado o Dia das Mães.

Como a celebração chegou ao Brasil?

No Brasil, a data foi oficializada em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Antes disso, desde 1918, o Dia das Mães já era comemorado pela Associação Cristã de Moços.

Aqui, assim como nos Estados Unidos, na Itália, na Alemanha e no Japão, a data não é fixa: comemora-se no segundo domingo de maio.

Portugal e Espanha celebram no primeiro domingo de maio. Na França, a data cai no último domingo de maio ou no primeiro domingo de junho.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Folha de S. Paulo

Créditos: Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.