Últimas Notícias

Eleições 2026, Já? Evento De Pré-Candidatura De Efraim Para Governador? – Por Gildo Araújo

 


A política paraibana é realmente sui generis. Há quatro meses apenas de sua posse no Senado da República, o qual foi eleito para um mandato de oito anos, o senador Efraim Filho do União Brasil, realizou na última sexta-feira (28), um evento cujo objetivo era a realização de novas filiações da sigla partidária na Paraíba; no entanto, pasmem, o evento se transformou em uma solenidade de pré-candidatura do senador Efraim Filho ao Governo da Paraíba em 2026.

Foi nesse direcionamento que o suplente de senador André Amaral fez seu discurso e aproveitou a oportunidade para anunciar sua desfiliação do Podemos para ingressar, junto com seu filho, o ex-deputado federal André Amaral Filho, no União Brasil.

O evento contou também com a presença do senador do MDB e vice-presidente do Senado Federal, Veneziano Vital do Rêgo, com o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, que também é pré-candidato ao Governo em 2026; além de vários deputados federais, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças políticas.

Talvez alguém possa até imaginar que durante o encontro não se falou em 2024… ledo engano, na oportunidade, já foi praticamente batido o martelo do grupo que ali se fazia presente de apoiar incondicionalmente a candidatura do deputado federal Ruy Carneiro a prefeito de João Pessoa no próximo ano, embora o próprio ex-governador Cássio Cunha Lima tenha dito que apoia Ruy Carneiro, mas não descarta a possibilidade de Pedro Cunha Lima vir a disputar as eleições da capital no próximo ano.

De toda forma, o que se viu foi uma voz uníssona em torno do nome de Ruy Carneiro.

Dos que estavam presentes, só resta saber qual o destino do senador Veneziano Vital, que foi candidato a governador na última eleição com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT). Essa sua presença no evento promovido pelo União Brasil causa de certa maneira um frisson na classe política, apesar da sua natureza democrática de sempre prestigiar esse tipo de encontro. Porém, não há como negar que, nas entrelinhas, se observou uma aproximação bastante íntima entre Vené e Efraim, onde o próprio senador Efraim Filho disse que foi o senador Veneziano que “apertou o botão do foguete”, uma alusão a sua candidatura ao Senado, e isso tem um significado político sim, já que no futuro poderá lhe render uma vaga na chapa na disputa para sua reeleição ao Senado, pois o próprio Veneziano afirmou que o seu desejo é a sua reeleição, e é para isso que ele vem formatando seu futuro político.

Aliás, vamos dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus, a preço de hoje, o senador Veneziano é o parlamentar paraibano de maior influência na política nacional, isso todos sabemos, agora, ele precisa reverter essa influência em votos a seu favor, e ao que parece, já começou. Ele e sua assessoria tem ido aos municípios da Paraíba fazer entrega de diversas ações de seu mandato, ou seja, acordou. Já estava mais do que na hora.

De tudo que foi visto no evento do União Brasil, pode-se dizer que foi um encontro para saber como está o termômetro político das oposições na Paraíba, que continua muito forte. Só nos resta saber se vai ter musculatura política para vencer as eleições na maioria das cidades paraibanas em 2024, pois é fático que o agrupamento situacionista que conta com o apoio do governador João Azevedo permanece bastante coesa e focada em vencer a disputa do ano que vem.

A verdade é que o páreo será muito ardoroso para ambos os lados. Quem viver, verá!

Da Redação

Do Portal Umari

Com Gildo Araújo

Créditos: Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.