Últimas Notícias

Gripe aviária: como se proteger do problema que já é investigado na Paraíba


 De acordo com gestões locais, quatro aves silvestres mortas foram achadas em Cabedelo e outras três em Conde, na Grande João Pessoa.

Os Municípios de Conde e Cabedelo identificaram pelo menos sete aves silvestres mortas em praias, até essa terça-feira (23), e há a suspeita de gripe aviária. De acordo com a gestões locais, quatro delas estavam em Cabedelo e outras três em Conde, na Grande João Pessoa.

Depois que houve a identificação das aves, as autoridades veterinárias investigam se os animais morreram contaminados por gripe aviária. O país está em emergência sanitária para a doença após casos nos estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo. Não há casos em humanos, nem na Paraíba.

A gerente de Defesa Agropecuária da Paraíba, Girlene Alencar, disse à TV Correio, nesta quarta-feira (22) que não há casos da doença no estado.

Ela alertou que não é necessário criar pânico, mas fez recomendações. Por exemplo, a população que localizar aves mortas ou doentes, deve evitar chegar perto delas e precisa acionar os órgãos compeetentes.

De acordo como secretário de Meio Ambiente de Conde, Walber Farias, a prefeitura acionou o Ibama e demais órgãos responsáveis para que repassar protocolos necessários.

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) disponibiliza telefones na página de contatos. Acesse aqui.

Assista abaixo à cobertura da TV Correio para o caso.

Gripe aviária no Brasil

O Brasil está em emergência zoossanitária, pelos próximos 180 dias, por causa dos casos de gripe aviária.

A decisão é do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, conforme consta no Diário Oficial da União de segunda-feira (22).  

A medida tem o objetivo de evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial, além de proteger a fauna e a saúde humana.  

Com a declaração de emergência, os governos vão poder se articular e mobilizar recursos para garantir força de trabalho, logística e equipamentos. 

Nessa segunda-feira, autoridades confirmaram três novos casos positivos para influenza aviária. Os casos estão nos municípios de Linhares, Itapemirim e Vitória, no Espírito Santo, em aves conhecidas como trinta-réis-de-bando. 

Até o momento, já são oito casos, sendo sete no estado do Espírito, em outros municípios como Marataízes, Cariacica, Nova Venécia; e um no Rio de Janeiro, em São João da Barra.  

De acordo com a ABPA, Associação Brasileira de Proteína Animal, o registro de novos casos não deve gerar impactos nas exportações ou risco ao abastecimento.  

O presidente da Associação, Ricardo Santin, destaca que não há qualquer risco no consumo dos produtos, mas o surgimento dos casos liga o sinal de alerta. 

Conforme o Ministério da Agricultura, por não haver registro na produção comercial, não há mudanças no status brasileiro de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade perante a Organização Mundial de Saúde Animal. 

Em nota, a Secretaria da Saúde do Espírito Santo informou que, após a confirmação de gripe aviária em Nova Venécia, 24 pessoas podem ter tido contato com a ave contaminada. Todas estão em monitoramento, sendo que apenas uma delas apresentou sintomas gripais leves. 

Em 2022, o Brasil produziu 14 milhões e meio de toneladas de carne de frango e exportou 4 milhões e oitocentas mil toneladas.

A expectativa para este ano é que as exportações cheguem a 15 milhões de toneladas. 

Da Redação

Do Portal Umari

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.