Últimas Notícias

Quem vai vencer a “disputa” entre Pedro e Ruy para ser o candidato do grupo Cunha Lima em 2024? – Por Vitor Azevêdo

 


Vamos começar a nossa coluna, falando qual é a realidade em 19/05/2023.  A DISPUTA ENTRE PEDRO E RUY NÃO EXISTE! 

Mas, a verdade é que Pedro vem se sentindo cada vez mais disposto a tentar ser Prefeito de João Pessoa. Pedro é um campinense de nascença, mas passou a vida inteira morando na capital e as eleições de 2022, conseguiram quebrar um estigma que sempre é imposto aos Cunha Limas, a votação em João Pessoa.

O primeiro turno trouxe dois grandes desafios a Pedro na capital, o Governador que é pessoense, tinha o apoio maciço do Prefeito Cícero Lucena e Nilvan Ferreira que tem toda sua base eleitoral na região metropolitana de João Pessoa. Mesmo com esses nomes qualificados, Pedro ficou em terceiro lugar, com uma distância de apenas 11 mil votos para o Governador.

O apoio formal de Veneziano e a votação dos eleitores de Bolsonaro que não queriam um candidato atrelado a Lula no Governo, trouxeram a Pedro uma vitória expressiva e surpreendente no segundo tuno. Foram mais de 70 mil votos de vantagem, que solidificaram um nome que não era dos mais famosos na capital, em uma nova potência eleitoral paraibana.

Ruy Carneiro é um político atrelado a João Pessoa, candidato em duas eleições municipais, Ruy foi o terceiro Deputado Federal mais bem votado na capital em 2022, mesmo sem ter sido apoiado pelo Prefeito da capital ou Governador. Os bons números da eleição de 2020, credenciaram o nome do Deputado para mais uma disputa no pleito do ano que vem.

O que prejudica Ruy nessa disputa é o seu partido, o PSC conseguiu eleger ele e Romero com ótimas votações, mas o resultado no resto do país foi pífio, ocasionando na perda da clausula de barreira que traz os recursos necessários para as campanhas. Esse problema no desempenho, foi a principal razão para a fusão da legenda com o Podemos, partido que é comandado por Marcondes Gadelha no estado, mas que precisa de maior capilaridade para atrair Ruy e Romero para os seus quadros.

Essa intercorrência trouxe o rumor do retorno de Carneiro ao PSDB, filiado ao partido por boa parte de sua vida, Ruy teria na legenda uma base sólida e os apoios de Pedro e Cássio como essenciais em uma disputa tão acirrada como deve ser a da capital em 2024. A filiação que parecia certa, ainda não aconteceu oficialmente e isso pode se dever a vontade que Pedro parece ter em também ser candidato a Prefeito.

Nas entrevistas, Pedro repete que o candidato do grupo é Ruy e que seria um prazer a sua filiação ao PSDB, mas ao mesmo tempo não esconde, que se sente estimulado a concorrer em 2024. A resposta da pergunta da coluna é: Ruy será o candidato do grupo Cunha Lima em 2024.

Pedro sabe que não pode perder um forte aliado histórico de sua base. Ruy tem chances reais de se tornar Prefeito de João Pessoa e mesmo que não seja eleito, trará de volta ao PSDB a relevância perdida na Câmara Federal nas últimas eleições.

Se o Deputado conseguir realizar o sonho de ganhar às eleições em 2024, será um importante apoio no palanque de 2026, em uma eventual nova candidatura de Pedro ao Governo, que terá ao seu lado o Prefeito da capital e o Prefeito de Campina, eu uma provável reeleição do seu primo, Bruno Cunha Lima.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Vitor Azevêdo

Créditos: Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.