Encontro deve acontecer no início do mês, na Casa Branca. Confirmação foi durante chegada ao Panamá.
Presidente Lula disse que chefes de estado devem conversar “olhando um no olho do outro”.| Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (27) que fará uma viagem aos Estados Unidos no início de março para um encontro bilateral com o presidente americano, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington. A confirmação foi dada durante sua chegada ao Panamá, onde participa como convidado especial do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe.
Segundo Lula, a visita tem o objetivo de fortalecer as relações entre Brasil e Estados Unidos, “as duas principais democracias do Ocidente”, e permitir um diálogo direto entre os dois líderes. O presidente afirmou que os chefes de Estado devem conversar “olhando um no olho do outro” para discutir os laços bilaterais e a normalização dos vínculos diplomáticos.
Na segunda-feira (26), Lula e Trump conversaram por telefone, tratando de temas como a situação na Venezuela, planos de paz para a Faixa de Gaza e o combate ao crime organizado, conforme nota oficial do Palácio do Planalto.
No Panamá, o presidente brasileiro também comentou sobre a crise na Venezuela, afirmando que deve retomar contato com a presidente interina Delcy Rodríguez para discutir a situação no país. Lula defendeu que soluções para os desafios venezuelanos devem ser encontradas pelo próprio povo venezuelano e ressaltou a importância de respeitar a soberania e os interesses democráticos da nação vizinha.
Ao longo dos últimos dias, Lula destacou que tem dialogado com diversos líderes internacionais em defesa do multilateralismo, mencionando conversas recentes com o presidente francês Emmanuel Macron, o chileno Gabriel Boric e o próprio Trump.






