Últimas Notícias

Quatro cursos de Medicina na Paraíba serão punidos após avaliação ruim no Enamed

 Quatro cursos de Medicina na Paraíba serão punidos pelo Inep após receberem nota insuficiente no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), divulgado nesta segunda-feira (19). As instituições terão redução no número de vagas para ingresso, conforme as regras do exame. Os cursos avaliados com nota 1 ou 2 são considerados insatisfatórios.

Inicialmente, o Enamed mede anualmente o desempenho dos estudantes e a qualidade do ensino médico no país. Em seguida, os resultados servem como base para a aplicação de sanções pelo Ministério da Educação.

No caso da Paraíba, quatro instituições receberam nota 2, o que implica restrição no Fies e redução de vagas. São elas: Unipê (João Pessoa), Unifacisa (Campina Grande), Famene (João Pessoa) e Afya (João Pessoa).

Além disso, dois cursos no estado obtiveram nota 3, considerada razoável: UNIFIP (Patos) e Unifsm (Cajazeiras). Por outro lado, três cursos alcançaram nota 4, avaliada como boa: UFPBUFCG – Cajazeiras e UFCG – Campina Grande.

Em âmbito nacional, 351 cursos de Medicina foram avaliados. Desse total, 30% ficaram na faixa considerada insatisfatória. Os melhores desempenhos, com notas 4 e 5, concentraram-se principalmente em universidades públicas federais e estaduais.

Antes da divulgação dos resultados, uma entidade que representa universidades privadas tentou barrar a publicação dos dados na Justiça, mas não obteve sucesso.

Posicionamento das instituições

O g1 entrou em contato com todas as universidades citadas. A Unifacisa informou que procurou os “órgãos responsáveis” e foi comunicada de que o MEC está revisando os dados divulgados.

A instituição também afirmou que mais de 70% dos estudantes atingiram proficiência na prova, equivalente ao conceito 3, e disse ter “convicção de que os dados serão retificados”. As demais universidades não se manifestaram até a última atualização da reportagem.

O que acontece agora?

Cursos com conceito 2 terão redução de vagas para novos alunos. Já aqueles com conceito 1 terão suspensão total de novos ingressos.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, as instituições terão prazo para apresentar defesa. Ele ressaltou que o objetivo das medidas é garantir a qualidade do ensino médico e proteger a população atendida por esses profissionais.




Com Portal Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.