Nesse início, a vacinação vai ser restrita a bebês com comorbidades. Isso porque foram enviadas apenas 15 mil doses, o que atende a apenas cinco mil crianças dessa faixa etária, já que cada criança precisa receber um total de três doses para completar o ciclo vacinal. A segunda dose tem que ser aplicada 30 dias depois da primeira dose e a terceira dose tem que ser aplicada 60 dias depois da segunda.
Após o recebimento das 480 doses, a Prefeitura de Campina Grande confirmou que a vacinação já deve começar neste sábado (12). A Secretaria Municipal de Saúde disse ainda que por causa do pequeno número de doses recebidas apenas crianças de seis meses com comorbidades serão vacinadas neste primeiro momento.
A vacinação em Campina Grande vai acontecer nas unidades do Programa Saúde na Hora. Não é necessário agendamento, mas é preciso apresentar documento pessoal da criança, documento dos pais ou responsáveis, comprovante de residência e laudo que comprove comorbidades.
A Secretaria de Saúde de João Pessoa suspendeu as ações de testagem e vacinação previstas para o Busto de Tamandaré neste sábado (12). O motivo é que os profissionais de saúde que atuarão nas salas de vacinas irão passar por uma capacitação para o início da vacinação das crianças de seis meses a dois anos de idade, previstas para começar na próxima segunda-feira (14).
Com o quantitativo de doses recebidas e seguindo as recomendações e orientações do Ministério da Saúde (MS), a vacinação para este publico acontecerá inicialmente com as crianças que tenham alguma das comorbidades prescritas e determinadas na nota técnica. À medida que cheguem novas doses, a Prefeitura de João Pessoa irá ampliar para outros grupos a imunização.
Neste sábado, a vacinação e testagem contra Covid-19 (com agendamento) acontecerá normalmente nas unidades de saúde da família. No ponto fixo para vacinação localizado no Mangabeira Shopping acontecerá exclusivamente ação de imunização, que funcionará no período das 8h às 16h, com a oferta de todas as vacinas do calendário de rotina e de campanhas que estão ativas – Covid-19 e Influenza.
Da Redação
Do Portal Umarí
Com PB Agora