Últimas Notícias

Preços dos remédios vão subir até 4,5% a partir do próximo domingo

 


Definido pelo conselho da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, percentual foi publicado no Diário Oficial de quinta.

Os preços dos medicamentos vão ser reajustados em até 4,5% pelos fabricantes a partir do próximo domingo (31). O percentual foi definido pelo conselho da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e publicado na última quinta-feira (28) no DOU (Diário Oficial da União). O consumidor deve sentir o impacto no bolso dentro de duas semanas. As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.

O reajuste já tinha sido antecipado pelo blog Conta em Dia, do R7, já que o Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos) estimava a reposição da inflação oficial acumulada. O cálculo é baseado no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do período de março de 2023 a fevereiro de 2024.

O aumento, porém, depende numa fórmula elaborada pelo órgão ligado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O setor farmacêutico é submetido ao controle de preços.

Somente uma vez por ano as indústrias farmacêuticas estão autorizadas a reajustar os preços de seus produtos, para compensar os aumentos de custo de produção acumulados nos 12 meses anteriores. O reajuste deve atingir cerca de 13 mil produtos.

Conforme a resolução, o ajuste máximo de preços de medicamentos permitido será o seguinte: nível 1 (4,50%), nível 2 (4,50%) e nível 3 (4,50%). As empresas poderão fazer o reajuste no prazo de até 15 dias após a publicação da portaria, que é assinada por Daniela Marreco Cerqueira. 

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.