De acordo com o levantamento, das 417 pessoas registradas como ‘desaparecidas’ nesse período na Paraíba, 376 já foram localizadas por busca ativa da Polícia Civil, o que representa um desempenho positivo de 90% de localizações.
A cidade de João Pessoa é onde ocorrem mais registros de pessoas desaparecidas. De janeiro a junho deste ano, 129 pessoas foram informadas como desaparecidas na capital paraibana. Desse total, 119 já foram localizadas por busca ativa da PCPB. Campina Grande segue em segunda posição nesse quesito, com 78 registros de desaparecimentos e 75 de localizações.
As sextas-feiras, sábados e domingos são os dias de maior registro de pessoas desaparecidas, com 63, 64 e 63 boletins de ocorrência, respetivamente. Os demais dias da semana oscilam entre 54 e 60 registros de desaparecimento.
Busca ativa
Cabe à Polícia Civil instaurar inquérito sobre pessoas desaparecidas. A partir do registro da ocorrência, a PCPB inicia as diligências para tentar localizar essas pessoas. Nesta semana, equipes da Delegacia de Homicídios de Campina Grande encontraram uma adolescente que estava fora de casa havia três dias. A menina foi localizada pelos policiais e levada para a sua família.
Em outros casos, a própria pessoa informada como desaparecida retorna ao seu lar por conta própria. No entanto, todos os casos são monitorados pela Polícia Civil, para a conclusão dos inquéritos policiais.






