Últimas Notícias

Atendimento humanizado em hospital da Paraíba resguarda direitos da mulher

Serviço resguarda a proteção de direitos de todas as mulheres que chegam à porta de entrada da maternidade.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (8), normalmente é lembrado por comemorações em instituições de todo o país, porém muito além de cerimônias é uma oportunidade para lembrar as conquistas e os direitos adquiridos pela mulher ao longo da história e da vivência social.
Nesse contexto, a Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, lembra alguns temas importantes, que ainda são pouco discutidos pela sociedade, mas que representam conquistas e avanços importantes quando o assunto é ofertar uma assistência humanizada para a mulher durante o pré-natal, parto e pós-parto.
O serviço proporciona, além da educação continuada dos profissionais que compõem a instituição, uma variedade de serviços que possibilitam um atendimento qualificado e assistência humanizada, resguardando a proteção de direitos de todas as mulheres que chegam à porta de entrada da maternidade.
Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, entre as ações da maternidade que proporcionam a saúde da mulher, combate à violência obstétrica e a redução da mortalidade materna, destacam-se o direito ao acompanhante durante e após o parto, com o objetivo de oferecer um maior conforto e segurança para a mulher, serviço de planejamento familiar, pré-natal para gravidez de alto risco, ações de segurança para prevenir os eventos adversos durante o atendimento e internação da paciente, assistência durante a amamentação, em parceria com o Banco de Leite Humano Anita Cabral, a redução de procedimentos invasivos, a exemplo, do exame de toque, além de outras medidas.
Somado as ações, outro aspecto que merece destaque é o trabalho diário da unidade de saúde em reduzir o número de partos cesáreas em consonância com as normas da Organização Mundial de Saúde, que tem por objetivo reduzir as medicações, como a ocitocina e o uso desnecessário de algumas intervenções médicas no parto, para maximizar a capacidade de a mulher dar a luz, influenciando de forma positiva sua experiência no momento do parto, além de resultar em melhores práticas médicas.
Para a diretora técnica da Maternidade Frei Damião, Morgana Queiroga, “o 8 de março representa um momento histórico das lutas e conquistas da classe feminina, que dia a dia tem conquistado espaços importantes no contexto social. É também uma oportunidade para refletirmos sobre o que já foi conquistado, a exemplo, do direito ao voto, a conquista de espaços no mercado de trabalho, ao parto humanizado, mas também aproveitar o espaço para refletir sobre os tabus, preconceitos e dificuldades que ainda existem”, ressaltou.
Da Redação
Com Portal Correio
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.