Últimas Notícias

Paraíba registra 2º transplante de coração no ano; quatro pessoas aguardam na fila


 Doador foi um homem de 36 anos, vítima de um politrauma. Ele teve morte encefálica confirmada após três exames de verificação.

Um homem de 52 anos recebeu um novo coração neste fim de semana na Paraíba. Este é o segundo caso registrado no ano. O primeiro transplante aconteceu em janeiro e se passaram 217 dias até que outra família autorizasse a doação do órgão. De acordo com dados da Central Estadual de Transplantes, a Paraíba ainda tem quatro pessoas na fila de espera por um transplante cardíaco.

O doador foi um homem de 36 anos, vítima de um politrauma. Ele estava internado no Hospital de Trauma de João Pessoa e teve morte encefálica confirmada após três exames de verificação. Além do coração, também foram doados rins e córneas. Os rins foram aceitos pela Central de Transplantes de Pernambuco e as córneas levadas para o banco de olhos da Paraíba.

“Já estávamos há um bom tempo sem registrar doação de coração. E agora, após grandes desafios enfrentados diante da pandemia, essa ação renova a esperança e nos dá a segurança de voltar a realizar doações de órgãos de forma mais segura e tranquila”, diz a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Carvalho.

Foto: Divulgação

A captação dos órgãos do doador foi feita na noite do sábado (21), no próprio Hospital de Emergência e Trauma. O receptor do coração foi operado no Hospital Nossa Senhora das Neves. O órgão foi levado à unidade por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Lá, a equipe transplantadora já estava aguardando. O receptor também estava pronto para receber o novo coração.

“Corremos contra o tempo em prol de alguém que a gente nem conhece, mas a certeza de ajudar nos move a ir além, cada vez mais”, comenta o enfermeiro Evaldo Bezerra. “Por trás de nós, a saudade que ficou. À nossa frente, a esperança de um novo dia que chegou. À família do doador, nosso respeito e gratidão pelo sim capaz de mudar a vida de outras pessoas que estavam numa fila, talvez achando que esse dia nunca fosse chegar. Mas chegou. Então, viva!”, completa o profissional.

Foto: Divulgação

Da Redação
Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.