Últimas Notícias

Jair Bolsonaro estaria com infecção bacteriana e saúde do presidente preocupa aliados

 


Conforme confidenciou aos seus aliados, o mandatário se queixa de várias feridas na perna.

Sumido desde a derrota nas urnas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) pode estar enfrentando novos problemas de saúde. Conforme confidenciou aos seus aliados, o mandatário se queixa de várias feridas na perna. A suspeita dos médicos é de erisipela, um processo infeccioso na pele que pode atingir a gordura do tecido celular.

 A informação foi apurada pelos colunistas Igor Gadelha, do portal Metrópoles, e Robson Bonin, da revista Veja.

A doença é provocada por uma bactéria que penetra na pele, geralmente por meio de uma micose entre os dedos – a famosa frieira – ou qualquer outro tipo de corte ou ferida. A partir daí, provoca infecções que afetam os vasos linfáticos.

O problema costuma afetar com mais frequência os membros inferiores, especialmente na região acima dos tornozelos, mas nada impede que apareça também na face, braços e abdômen.

Sintomas da erisipela

Geralmente, a pele apresenta:

  • Vermelhidão
  • Dor
  • Inchaço
  • Quentura

Posteriormente, há formação de bolhas e feridas por necrose (morte das células) da pele.

O paciente também pode ter sintomas comuns em qualquer infecção, como calafrios, febre alta, fraqueza, dor de cabeça, mal-estar, náuseas e vômitos.

Há risco de complicações?
Se a erisipela for tratada assim que aparecer, é possível evitar casos mais graves. Mas se houver demora para iniciar o tratamento, pode progredir com abscessos, ulcerações (feridas) superficiais ou profundas e trombose de veias.

Como funciona o tratamento?
É feito com o uso de antibióticos. Em casos leves, os remédios são administrados em casa, na forma de comprimidos. Em casos graves, o paciente é internado no hospital para tomá-los diretamente na veia.

Também é indicado repousar, manter a área infectada limpa, deixar o membro elevado algumas vezes ao dia e tratar as lesões. Medicações de apoio para diminuir a febre, dor ou inflamação são recomendadas.

É possível prevenir a erisipela?
Quem quiser fugir da doença deve manter os espaços entre os dedos sempre limpos e secos e consultar dermatologistas para tratar adequadamente micoses interdigitais e de unhas.

Cortes acidentais devem ser lavados com água e sabão e enxugados com uma toalha em seguida.

Caso note algum sinal de erisipela, consulte um médico clínico ou cirurgião vascular para realizar uma avaliação e iniciar o tratamento.

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.