Últimas Notícias

Lula e Arthur Lira se encontram pela 1ª vez e discutem PEC da Transição

 


O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se encontrou nesta quarta-feira (9) pela primeira vez após as eleições com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Eles, no entanto, não conversaram sozinhos.

Segundo o deputado federal Alencar Santana (PT), que também esteve presente, Lula e Lira foram acompanhados durante todo o tempo pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), pelos deputados petistas Reginaldo Lopes, José Guimarães e Odair Cunha, pela presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e pelo coordenador dos grupos técnicos da transição, Aloizio Mercadante.

Santana afirmou que o clima do encontro, realizado na Residência Oficial da Câmara, foi “amistoso” e de “diálogo aberto”.

O presidente eleito esteve com Lira – um dos principais aliados de Jair Bolsonaro (PL) – por quase duas horas.

Na ocasião, foi discutida a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de Transição, que visa abrir espaço no Orçamento para garantir a manutenção do Bolsa Família (Auxílio Brasil) de R$ 600 em 2023.

Lira se mostrou disposto a dar andamento à proposta na Câmara.

Para os petistas, o sentimento é de que há “forte sensibilidade” dos parlamentares para a aprovação do projeto. A PEC ainda está sendo elaborada pela equipe econômica do governo de transição.

A expectativa é de que seja “resolvida” até o fim de novembro, conforme apontado pelo deputado Reginaldo Lopes, líder do PT na Câmara.

Um dos temas que não foram citados no encontro entre Lira e Lula foi a eleição à Presidência da Câmara, que ocorre em fevereiro do ano que vem.

Lira já se posiciona informalmente como candidato à reeleição e reúne apoio das bancadas do Centrão. Lula, ao que tudo indica, se manterá neutro quanto à eventual reeleição de Lira.

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Yahoo

Créditos: Polêmica Paraíba

Com Foto: Ricardo Stuckert

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.