Últimas Notícias

Novembro Azul: HU-CG agenda gratuitamente para 400 consultas de avaliação urológica

 


Mutirão faz parte da campanha Novembro Azul, que trata do incentivo à prevenção do câncer de próstata.

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande, inicia, nesta terça-feira (1º), as marcações para 400 consultas de avaliação urológica especializada. O mutirão faz parte da campanha Novembro Azul, que trata do incentivo à prevenção do câncer de próstata. O agendamento das consultas ocorre até 10 de novembro, pelo telefone 2101-5566, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Durante as consultas, que acontecerão em 23 de novembro, os homens passarão por exames de PSA e coleta de glicemia capilar.

O exame de PSA – sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico – é uma enzima produzida pelas células da próstata cujo aumento da concentração pode indicar alterações na próstata, como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

Já o exame de sangue de PSA é indicado pelo menos uma vez ao ano em todos os homens a partir dos 45 anos de idade, mas pode ser usado sempre que existirem suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata. O exame PSA é simples e indolor e é feito em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue.

“Nós temos nove ambulatórios por semana com 16 atendimentos em cada mas não são exclusivos para próstata. Esse atendimento de 400 pacientes num dia equivale ao que fazemos em 3 meses”, destaca o médico André Brasileiro, coordenador do Serviço de Urologia do HUAC.

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.