Últimas Notícias

Embaixada dos EUA na Rússia pede para americanos saírem imediatamente do país

 


Também nesta segunda, o Ministério das Relações Exteriores da França pediu a seus cidadãos que "deixem sem demora" a Bielorrússia. (Foto: Reprodução)

França também solicitou nesta segunda-feira que seus cidadãos deixem a Bielorrússia 'sem demora'; os dois casos estão relacionados com a invasão russa à Ucrânia.

A Embaixada dos Estados Unidos em Moscou publicou um comunicado nesta segunda-feira pedindo para que todos os cidadãos americanos que residam ou viajem pelo território russo saiam do país imediatamente. Segundo o comunicado, há "consequências imprevisíveis da invasão em larga escala não provocada da Ucrânia pelas forças militares russas", sustentando que existe risco potencial de assédio dos cidadãos americanos por oficiais de segurança do governo russo, de aplicação arbitrária da lei local e de terrorismo.

A representação diplomática dos EUA também lembra que há voos limitados para dentro e fora da Rússia e que a embaixada tem capacidade limitada para ajudar cidadãos americanos no país, sobretudo em áreas distantes de Moscou, pois o governo local limitou as viagens de seus funcionários, o que provocou a suspensão de serviços consulares.

"A Rússia pode se recusar a reconhecer a cidadania americana de cidadãos com dupla nacionalidade, negar seu acesso à assistência consular dos EUA, sujeitá-los à mobilização para a guerra, impedir sua saída da Rússia e/ou recrutá-los", diz o texto. "Tenha mais cautela devido ao risco de detenções indevidas."

"Cidadãos dos EUA, incluindo ex-funcionários do governo dos EUA e militares e cidadãos privados envolvidos em negócios que estão visitando ou residindo na Rússia, foram interrogados sem justa causa e ameaçados por autoridades russas e podem se tornar vítimas de assédio, maus-tratos e extorsão", afirma outro trecho da nota.

O comunicado também acusa a Rússia de prender cidadãos americanos "sob acusações espúrias", quando reiteradamente são negados "tratamento justo e transparente" aos detidos, que acabam condenados "em julgamentos secretos ou sem apresentar provas confiáveis".

O documento sustenta ainda que os cartões de crédito e débito dos EUA não funcionam mais na Rússia e as opções para transferir dinheiro estão limitadas devido às sanções impostas aos bancos russos. "Há relatos de escassez de dinheiro", diz o texto.

A embaixada diz também que a Rússia é um alvo potencial de terroristas "inspirados por ideologia extremista". E os ataques podem aconteceu sem aviso prévio, em locais turísticos, sistemas de transporte, centros comerciais, instalações do governo local, hotéis, restaurantes e aeroportos, dentre outras áreas públicas.

França pede a seus cidadãos que deixem a Bielorrússia

Também nesta segunda, o Ministério das Relações Exteriores da França pediu a seus cidadãos que "deixem sem demora" a Bielorrússia.

"No contexto da ofensiva armada lançada pela Rússia contra a Ucrânia e do encerramento do espaço aéreo da Bielorrússia", a França convida os seus nacionais a saírem "por estrada, através de pontos de passagem fronteiriços com a Lituânia, Polónia ou Letônia".

As pessoas que chegaram à Bielorrússia de avião "devem solicitar um visto de saída aos serviços do Ministério do Interior da Bielorrússia".

Da Redação

Do Portal Umari

Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.