Últimas Notícias

Paraíba tem quase 500 pessoas na fila de espera para transplante de órgãos

 


A Paraíba tem quase 500 pessoas na fila de espera para transplante de órgãos. Ao todo, o Estado possui uma fila de 455 pessoas esperando por transplantes conforme informações da Central de Transplantes do Estado. O número representa um aumento percentual de cerca de 2% em 5 meses, quando o a fila de espera era de 447 pessoas.

Segundo o Governo da Paraíba, de janeiro a dezembro de 2022, foram realizados 310 transplantes de órgãos e tecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com os dados, a Paraíba registrou 255 transplantes de córneas, três de coração, 29 de rim, 20 de fígado e três de medula óssea. O total é 5% maior que o registrado em 2021, quando foram somados 295 procedimentos. Apesar disso, a fila em 2023 ainda é grande.

O secretário executivo de gestão das redes de unidades de saúde, Ari Reis, explica que no Brasil existem as filas nacionais e as estaudais. Segundo ele, a Central de Transplantes do Estado fica em constante contato com o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde e quando ocorre a manifestação da intenção de doar, é feita a compatibilidade com a fila estadual de saúde.

Na Paraíba há transplantes em serviços públicos e privados, com financiamento público. As doações vão de rim, córnea, fígado até coração e pulmão. Já os transplantes mais comuns são os de coração e fígado.

Mesmo com o aumento da fila de espera, o número de doações de órgãos na Paraíba cresceu em relação a 2021, cerca de 50%, no mesmo período considerando 2022, conforme levantamento feito pelo Núcleo de Ações Estratégicas da Central de Transplantes da Paraíba

Da Redação

Do Portal Umari

Com PB Agora

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.